Notícias

Suposições sobre a variante Ómicron
A variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19, identificada em mais de 50 países, parece provocar sintomas menos severos, ter uma taxa de reinfeção mais elevada e escapar em parte à proteção conferida por vacinas.

Prolongado aviso de agitação marítima
Informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Câmara do Funchal dá tolerância de ponto (áudio)
A Câmara do Funchal vai dar tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro aos funcionários da autarquia.

Madeira com 90 casos e 86 recuperados
Nas últimas 24 horas, a Madeira apresentou 90 novos casos de infeção por Covid, trata-se de cinco casos importados e 85 de transmissão local. A Região tem, neste momento, 798 casos ativos da doença.

Cientistas testam com êxito vacina contra a sida
Uma vacina experimental contra a sida baseada na mesma tecnologia de duas vacinas contra a covid-19, o mRNA, obteve bons resultados em ratos e macacos, segundo dados de cientistas publicados hoje na revista científica «Nature Medicine».

Seleção de trabalhos do concurso «A Pandemia ainda não acabou»
O júri já elegeu os trabalhos para votação da população nas quatro categorias: Alunos do 1º Ciclo, Alunos do 2º Ciclo, Alunos do 3º Ciclo e Alunos do Ensino Secundário.

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (áudio)
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia associou-se ao Lions Clube do Funchal na promoção de dois concursos sobre a temática «Estamos Todos Conectados».

85% da população na RAM já tem a vacinação completa
A taxa de cobertura da população residente com mais de 50 anos é superior na 99% e entre os residentes com idade entre 12 e 17 anos a taxa de cobertura é superior a 82%.

Tolerância de ponto nos dias 23, 24 e 31 de dezembro
Governo Regional vai conceder tolerância de ponto nos dias 23 de tarde, 24 e 31 de dezembro de 2021 a todos os funcionários da administração pública regional.

Noites do Mercado com restrições (vídeo)
Em Santa Cruz, as tradições de Natal vão chegar pelo digital. A autarquia cancelou a Noite do Mercado, devido ao aumento de casos de covid-19 no concelho. Já em Machico, há Noite do Mercado, mas sem comes e bebes. Será dada prioridade à venda de verduras.

Imagens de videovigilância mostram crime (vídeo)
O tribunal viu hoje, as imagens das câmaras de videovigilância, do bar, do Funchal, onde em novembro de 2020, houve o homicídio de um homem, na sequência de um tiro de revólver. As alegações finais, do crime, são em janeiro,do próximo ano.

Trabalhadores preferem vacinas ou máscaras obrigatórias no trabalho
A maioria dos trabalhadores querem medidas como a vacinação contra a Covid-19 ou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no local de trabalho, segundo um relatório do Fórum Económico Mundial hoje divulgado.

Situação da corrupção no setor público «é deplorável»
O especialista em anticorrupção e presidente da Frente Cívica, Paulo Morais, afirmou hoje que “é deplorável” a corrupção no setor público em Portugal, considerando que o Orçamento do Estado (OE) “é um mecanismo de corrupção”.

Portugueses ajudam a criar casaco que produz oxigénio
Uma ideia portuguesa, que se aliou a uma empresa paquistanesa e a um laboratório inglês, resultou na produção em território nacional de um «casaco vivo» que produz oxigénio utilizando algas microscópicas.

Governo altera lei da condução
O Governo alterou hoje a lei da condução, para que os condutores de ligeiros possam conduzir veículos com mais de 3.500 quilos desde que movidos a combustíveis alternativos, estando em causa nomeadamente o peso de baterias.

Lixo pandémico pode ter impacto ambiental duradouro
O número de máscaras respiratórias atiradas para o chão aumentou 9.000% de março a outubro de 2020, concluíram investigadores da universidade britânica de Portsmouth, que alertam que o “lixo pandémico” pode ter um impacto duradouro.

ONU procura apoio para mais de seis milhões de venezuelanos
A ONU lançou hoje um plano, no valor de 1.790 milhões de dólares (1.582 milhões de euros), de apoio a mais de 6 milhões de venezuelanos que fugiram do seu país devido à crise política, económica e social na Venezuela.

Instituto Português do Sangue apela à dádiva
O Instituto Português do Sangue apelou hoje à dádiva de sangue, sobretudo durante os meses de dezembro e janeiro, alertando que as reservas estão em níveis normais, mas é preciso evitar o impacto de exigências da pandemia como os isolamentos profiláticos.
