Notícias

Forças russas lançaram ataque em três frentes e há vítimas civis
Um conselheiro presidencial ucraniano disse hoje que as forças russas lançaram um ataque à Ucrânia em três frentes, através do norte, do leste e do sul, e referiu haver vítimas civis, mas sem dar pormenores.

Cancro responsável por 20% das mortes e infeções por VIH
O cancro é responsável por 20% das mortes na Europa, continente com uma das taxas de suicídio mais elevadas do mundo e onde as infeções por VIH estão a aumentar, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde.

Serviços de saúde interrompidos devido à pandemia
Cerca de 40% dos serviços essenciais de saúde foram interrompidos na Europa no primeiro ano da pandemia, um padrão que se manteve em 2021, e a covid-19 está a ter um “impacto desproporcional” na saúde mental dos europeus.

«Long covid» atinge 10% a 20% dos infetados
Entre 10% a 20% das pessoas com covid-19 sofrem de sintomas após recuperarem da fase aguda da infeção, uma condição «imprevisível e debilitante» que afeta também a saúde mental, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Inquérito sobre as condições de vida dos madeirenses (áudio)
A Direção Regional de Estatística vai realizar um inquérito sobre as condições de vida e rendimento dos madeirenses.

Norma termina com isolamento dos contactos de alto risco
A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje a norma que determina o fim do isolamento profilático dos contactos de alto risco dos casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Farmacêuticos serão uma peça importante na resposta pós-pandemia
O bastonário eleito da Ordem dos Farmacêuticos defende que estes profissionais serão uma peça importante na resposta pós-pandemia, que não os incluir será "uma péssima gestão de recursos" e alerta para o aumento da carga de doença na população.

Operação militar russa contra a Ucrânia (áudio)
O assunto domina a atenção do Mundo, esta manhã.

Interrupção da circulação na faixa sul da Estrada Monumental
No sentido Câmara de Lobos-Funchal, no dia 25 de fevereiro, entre as 09h30 e as 17h00.

Aviso de agitação marítima forte
Informação recebida do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Sonhos e mel de cana (vídeo)
Com o Carnaval à porta, aumenta a procura por sonhos e malassadas, mas também pelo mel de cana. Os produtores de mel apostam na exportação.

Associação contesta construção de teleférico (vídeo)
Foi apresentada uma nova associação ambientalista, que contesta a construção do teleférico do Curral das Freiras. O observatório, paisagens e panoramas, do arquipélago da Madeira, garante ser uma associação não governamental e sem objetivos partidários.

Erasmus com menos procura (vídeo)
O programa Erasmus teve uma quebra na vertente da mobilidade, devido à pandemia. No ensino superior, a redução foi de 50 por cento.

Bombeiros vão receber 81 veículos
Oitenta e um veículos de combate a incêndios florestais vão ser distribuídos pelas corporações de bombeiros localizadas em locais com maior carência, permitindo «um reforço da capacidade de resposta operacional», indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

23 inquéritos crime contra profissionais de saúde
A comarca de Lisboa registou 23 inquéritos crimes contra profissionais de saúde em 2021, um crime que o Mistério Público (MP) tinha alertado em 2020 para a tendência acentuada de aumento.

Há 41 casos de covid-19 nas escolas da Região
Informação avançada, esta quarta-feira, pela Secretaria da Educação.

Ministra da Saúde repudia agressão a profissionais do Hospital de Famalicão
A ministra da Saúde, Marta Temido, repudiou hoje a agressão a dois profissionais de saúde e a um segurança do Hospital de Vila Nova de Famalicão, solidarizando-se com as vítimas deste ato que considerou “inqualificável”.

Twitter suspende André Ventura
O Twitter suspendeu hoje definitivamente a conta do líder do Chega por violar as regras da rede social no que se refere à “conduta de propagação de ódio”, com André Ventura a ponderar “agir na justiça”.

Sindicato dos Enfermeiros junta-se à Ordem a exigir que agressões sejam crime público
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) exigiu hoje que a violência contra os profissionais de saúde seja um crime público, tornando assim desnecessária a queixa por parte dos ofendidos, posição também reiterada pela ordem profissional.