Notícias

Sociedade Nefrologia quer doença renal crónica como área prioritária Plano Nacional Saúde
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) manifestou-se preocupada pelo facto de a doença renal crónica não estar incluída como área prioritária de intervenção na próxima década no Plano Nacional de Saúde 2021-2030.

Madeira com novas linhagens da Omicron (áudio)
Nas últimas semanas têm surgido na Madeira novas linhagens da variante omicron, da covid-19, e também infeções com mais do que uma estirpe do vírus. O coordenador da unidade de emergência em saúde pública da Região, Maurício Melim, confirma que não há motivo para preocupação mas admite que as autoridades de saúde têm de estar atentas.

Jovens LGBTQ+ são vítimas preferenciais de bullying na escola
Os jovens LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer ou em questionamento) são “vítimas preferências” de 'bullying' na escola, revela um estudo europeu, segundo o qual estas crianças sofrem diversas agressões e sentem falta de apoio por parte dos professores.

Sociedade Portuguesa culpa pandemia pelo aumento de mortes por AVC
A Sociedade Portuguesa de Acidente Vascular Cerebral considerou hoje que o aumento das mortes por AVC no primeiro ano da pandemia deveu-se ao atraso na procura de cuidados, reorganização de serviços e desvio de meios dos cuidados de saúde primários.

Polícia apreende 40 doses de heroína e 20 de cocaína no Funchal
A PSP apreendeu ainda 6 plantas de canábis, outras substâncias psicoativas indeterminadas e 620 euros.

Novo curso na UMa ajuda a desenvolver competências de comunicação em
público
Para ensinar é preciso, antes de tudo, ser um bom comunicador. É necessário criar uma relação com o auditório que permita o processo de aprendizagem, em qualquer disciplina. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Académico da Universidade da Madeira (CDA-UMa) vai organizar nos dias 14, 17, 21 e 24 de junho, a partir das 18 horas, o curso “Comunicar em Público”.

Ambientalistas fazem retrato de falhanço português em Dia Internacional da Reciclagem
Portugal fica mal na fotografia ambientalista sobre o Dia Mundial da Reciclagem, com a associação Zero a apontar "falhanço" em todos os resíduos, enquanto a sociedade Ponto Verde aponta melhorias, mas ressalva que podia fazer-se melhor.

Costa hasteia bandeira arco-íris em São Bento no Dia contra a Homofobia
O primeiro-ministro, António Costa, hasteou a bandeira arco-íris, hoje, na residência oficial, em São Bento, assinalando o Dia Internacional contra a Homofobia, e assumiu o compromisso de desenvolver políticas públicas contra a discriminação.

«Corrente pelo oceano» junta cerca de 600 alunos na Madeira (áudio)
Chama-se "corrente pelo oceano" e vai juntar cerca de seiscentos alunos das chamadas escolas azuis, de Câmara de Lobos e do Funchal. Uma iniciativa que junta 17 escolas dos dois concelhos. Integrada no Dia Europeu do Mar, pretende fazer na próxima quinta-feira, a limpeza das praias entre os dois concelhos e sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade dos oceanos.

Reuniões com o governo devido aos lesados do BANIF devem avançar em junho (áudio)
Seis anos depois da falência do BANIF, os lesados continuam a aguardar pela criação do fundo de recuperação de créditos. O impasse é longo, tem sido condicionado por várias contrariedades e motivou a deslocação à Madeira do advogado Nuno da Silva Vieira. Ontem, perante cerca de 150 lesados que representa, mostrou-se otimista no processo e prevê reatar as reuniões de trabalho com o governo já no próximo mês.

Portugal cai cinco lugares no índice sobre direitos das pessoas LGBTI
Portugal desceu quatro lugares no índice europeu sobre a situação jurídica e políticas das pessoas LGBTI, devido à falta de plano de ação contra a discriminação, estando ainda assim em nono lugar entre 49 países.

Santos Silva assinala Dia Internacional contra a Homofobia e salienta Constituição
O presidente da Assembleia da República assinalou hoje o Dia Internacional contra a Homofobia, apontando que a Constituição salienta que todos os cidadãos têm a mesma dignidade e ninguém pode ser prejudicado pela sua orientação sexual.

Aeroporto da Madeira sugere uso de máscara (vídeo)
No aeroporto da Madeira, o uso de máscaras continua a ser obrigatório. Apesar do fim da recomendação, alguns funcionários alertam os passageiros para que coloquem a máscara

Condução sem carta ou com álcool disparou (vídeo)
Em seis meses, o número de condutores detidos com álcool já superou o total de detenções do ano passado. Até ao momento, são já 366 detenções contabilizadas. O comando regional da PSP também está preocupado com o número de pessoas a conduzir sem carta de condução.

Brasil reduz dívida pública para 78,5% do PIB
O Brasil reduziu a sua dívida pública em 0,8 pontos percentuais em março em relação a fevereiro, para 78,5% do Produto Interno Bruto, (PIB) e o défice para 3,15%, informou hoje o Banco Central.

Portugal continua a acolher 80% dos doentes angolanos em tratamento no exterior
Portugal continua a ser o país de maior receção de doentes angolanos no exterior, apesar da diminuição nos últimos quatro anos de 500 para 129 pacientes, dos quais 80% em território português, informou hoje o Governo de Angola.

Governo quer lei de metadados que dê «máximo de instrumentos» à investigação
O Governo pretende que “rapidamente possa existir um novo quadro legislativo” em relação à questão dos metadados que “dentro dos limites da jurisprudência” possa dotar o combate à criminalidade grave “do máximo de instrumentos possíveis”.

Aliança pós-soviética oferece cooperação à NATO para reduzir tensão
A pós-soviética Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), que é liderada pela Rússia, propôs-se hoje cooperar com a NATO para diminuir a tensão causada pela crescente militarização da região euroasiática.

Erdogan vetará adesão de Finlândia e Suécia se mantiverem política pró-curda
A Turquia vetará a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO se estes países mantiverem a sua política de "acolhimento de guerrilheiros curdos", advertiu hoje o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Emprego público aumenta 2,2% no 1.º trimestre e atinge máximo desde 2011
O número de trabalhadores da administração pública aumentou 2,2% no primeiro trimestre de 2022 face ao trimestre homólogo de 2021, situando-se em 741.288 postos de trabalho, o valor mais elevado desde 2011, segundo dados hoje divulgados.