Economia

Engenho do Porto da Cruz introduz máquina elétrica para compensar o `vapor`
A aquisição de um engenho elétrico visa fazer face às muitas avarias das máquinas centenárias, de vapor. O início da laboração está marcado para a próxima segunda-feira, dia 17 de abril-

Midnatsol fez a primeira escala no Porto Santo
O navio de bandeira Norueguesa, Midnatsol, fez esta segunda-feira escala no Porto Santo, após ter estado em Angra do Heroísmo, nos Açores. Uma estreia com 425 passageiros e 112 tripulantes. O navio foi construído em 2003 e pertence à companhia Hurtigruten.

Problema informático impede candidaturas ao Fundo Social Europeu
Um problema informático está a impedir o funcionamento normal da plataforma de candidaturas. O Instituto Regional de Desenvolvimento espera ter o problema resolvido até ao fim de junho.

Madeira consome mais de 100 toneladas de carne nesta Páscoa
Estima-se que os madeirenses vão consumir, nesta Páscoa, mais de 100 toneladas de carne, a maioria é de cabrito e a de borrego.

Mais de 5 mil pessoas já garantiram viagem para o Porto Santo nesta Páscoa
Ocupação hoteleira para o fim de semana da Páscoa já ultrapassa os 80%.

Ocupação hoteleira na Madeira na Páscoa com valor mais alto dos últimos seis anos
A taxa de ocupação hoteleira na Madeira durante o período da Páscoa, que decorre até 16 de abril, deverá situar-se nos 86,4%, o valor mais alto dos últimos seis anos, representando um aumento de 10 pontos percentuais relativamente a 2016.

A Associação de Senhorios e Proprietários da Madeira defende a atribuição de um subsídio aos proprietários com rendas congeladas

300 famílias pediram ajuda ao Serviço de Defesa do Consumidor
Cerca de 300 famílias sobreendividadas pediram apoio o Serviço de Defesa do Consumidor da Madeira. O número tem vindo a diminuir graças à campanha de literacia financeira lançada em 2015 com o apoio do Banco de Portugal.

Produção de cana-de-açúcar na Madeira registou aumento de 22,5% em 2016
A produção de cana-de-açúcar na Madeira em 2016 foi de 10.812 toneladas, mais 22,5 % do que em 2015, um valor considerado "excecional", tendo em conta que a área de cultivo cresceu apenas 0,6 %, situando-se nos 172 hectares.

Cresce a procura por umas `férias` da Páscoa no Porto Santo
A semana da Páscoa deste ano vai contar com mais madeirenses no Porto Santo. Nesta altura, a Porto Santo Line já vendeu mais 62% de bilhetes do que no ano passado, e os três hotéis do Grupo Sousa já têm uma ocupação média próxima dos 90%.

Governo da Madeira dá 60 mil para o ” MIUT”
Um apoio para a prova de trail mais importante que se realiza na região este mês

30 jovens licenciados desempregados fazem formação na ACIN
A Madeira tem 30 engenheiros desempregados em formação na ACIN. A empresa ganhou o concurso público para reconverter os conhecimentos de desempregados de longa duração na área da informática. Sete dos 30 desempregados vão ficar na empresa.

Jovem cria empresa para modernizar tradição dos chapéus de palmito
Uma jovem empresária madeirense criou recentemente a marca "eight straw handmade design" para comercializar os chapéus e bolsas elaboradas pelas duas artesãs do porto santo que ainda fazem os típicos chapéus de palmito. Sara silva disse à antena 1 que pretende revitalizar uma tradição com um toque mais moderno nos modelos. Os chapéus vão ser vendidos com aplicações, por exemplo, em couro. As bolsas são forradas em linho. O logótipo é feito com os pontos do bordado Madeira. As vendas online e começam no próximo dia 18 de abril e no futuro a marca "eight straw handmade design " poderá ter pontos de venda no Funchal.

`Chapéus de Palmito` sobrevivem graças a duas artesãs do Porto Santo
No Porto Santo há apenas duas artesãs que ainda fazem os típicos chapéus de palha de palmeira conhecidos como chapéus de palmito. Reportagem: Celina Faria - Antena 1 Madeira

80% dos turistas recomendam o Carnaval da Madeira
A taxa de recomendação do destino Madeira na altura do Carnaval ronda os 79 por cento. A conclusão é de um estudo realizado pela universidade da Madeira sobre o cartaz turístico do Carnaval.

Há cada vez mais madeirenses a fazer férias na Páscoa
Os madeirenses estão a fazer mais férias na Páscoa. A tendência é de crescimento desde há cinco anos, sendo que os cruzeiros e os parques temáticos são as escolhas mais frequentes. Canárias está em queda, devido à falta de ligações aéreas.