Economia

Risco de pobreza elevado
Taxa de risco de pobreza na Madeira em 2019 foi de 26,3%. Pior só mesmo os Açores

Madeirenses com menos rendimento
Rendimento monetário líquido anual por adulto equivalente na Região foi de 9 045 euros

Madeirenses lideram exclusão social
A taxa de privação material severa na Madeira aumentou para 11,0%

Menos desigualdade na Madeira
Taxa de pobreza ou exclusão social na Madeira em 2020 foi de 32,9%. A média nacional foi de nacional 31,2%

ACIF divulga apoios a fundo perdido (vídeo)
Com o objetivo de fazer chegar a formação às empresas do setor automóvel, a ACIF deu inicio à divulgação destes programas a fundo perdido.

Financiamento tem «elevado risco de perda» para contribuintes
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) considera que o financiamento de 1.200 milhões de euros (ME) à TAP "comporta um elevado risco de perda de capital para os contribuintes", de acordo com um relatório divulgado esta sexta-feira.

Rendas em atraso (áudio)
As consequências económicas da pandemia de Covid-19 refletem-se também no setor do arrendamento não habitacional. Os comerciantes da restauração, hotelaria e do vestuário têm sentido, nos últimos meses, dificuldades nos pagamentos das rendas.

Verão com procura, Páscoa não (vídeo)
A Madeira continua a apresentar-se com um destino seguro. Palavras na divulgação da certificação dos riscos biológicos na Região que conta com 74 unidades inscritas e 32 aprovadas.

Menos riqueza, mais desemprego (vídeo)
2020 foi um ano negro para a economia regional. O desemprego aumentou e mais de 5 mil pessoas ficaram sem trabalho. E o impacto da pandemia no turismo foi devastador.

Impostos subiram mais de 350%
Empresários venezuelanos queixaram-se hoje que os impostos locais subiram mais de 350% em seis meses, uma situação que "asfixia" as empresas num país com uma crise que se agravou com a pandemia de covid-19.

Dormidas caíram para valores de 1984
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) alertou hoje para a gravidade da situação que o setor atravessa, com as dormidas a recuarem em 2020 para valores de 1984, prevendo que 2021 não seja um ano melhor.

Empresas mostram se resilientes
Cerca de 15% das empresas planeia reduzir os postos de trabalho em 2021

Mais edifícios e cimento
A Madeira licenciou mais obras em edifícios e o consumo de cimento aumentou num ano marcado pela pandemia

Economia em terreno negativo
O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) apresenta resultados negativos desde março de 2020 e que se foram agravando até junho.

Pior ano dos últimos 35 anos
No cômputo de 2020, as dormidas registadas foram apenas um terço das de 2019 (-66,1%), rondando os 2,7 milhões

Importações sofreram mais impacto que as exportações
Os dados preliminares do comércio internacional relativos a 2020 mostram que comparativamente ao ano anterior, as importações caíram 16,9%, enquanto as exportações recuaram 9,7%.

Taxa de desemprego cresce
A taxa de desemprego cresceu para 10,7% no último trimestre do ano. No final do ano passado, estavam inscritas no Instituto de Emprego mais de 20 mil pessoas.

Atividade económica acentua redução em janeiro
A atividade económica acentuou a redução em janeiro, refletindo o agravamento das limitações à mobilidade no contexto pandémico, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).