Economia      
    
      
          300 empresas do CINM devem devolver mil milhões (vídeo)
    
Cerca de 300 empresas localizadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira vão ter de devolver à volta de mil milhões de euros de ajudas que foram consideradas ilegais. O Governo da Madeira estranha a intenção da Autoridade Tributária até porque alguns pressupostos de entendimento não estão acertados
          Empresas pediram mais dinheiro
    
Segundo os dados disponibilizados pelo Banco de Portugal, no final do 3.º trimestre de 2021 o saldo do volume de empréstimos concedidos a sociedades não financeiras (SNF) era de 2,1 mil milhões de euros, mais 183,8 milhões de euros que no final de setembro de 2020 e mais 95,9 milhões que em junho de 2021. Este é o valor mais elevado desde novembro de 2016.
          Orçamento da Região em vídeo
    
A proposta do Orçamento para 2022 está estimado em 2 mil, 125 milhões de euros.
          Desemprego registado continua a descer
    
A Madeira regista a segunda descida homóloga mais acentuada (-32,9%), numa redução muito mais significativa do que a média nacional (-20,1%).
          Desemprego baixa na Madeira
    
No mês de outubro de 2021, o desemprego registado, em termos homólogos, diminuiu em todas as regiões, com destaque para o Algarve (-28,1%) e a Região Autónoma da Madeira (-19,3%)
          Perda de receitas de nove milhões
    
Governo Regional prevê perda de receitas no valor de 9,1 milhões de euros por força do desagravamento fiscal em sede de IRS.
          Empresas da Zona Franca da Madeira vão ter de devolver mil milhões
    
300 empresas da Zona Franca da Madeira vão ter de devolver ao Estado mil milhões de ajudas ilegais. São benefícios de IRC obtidos de forma irregular.
          Porto do Funchal acordou com «casa cheia»
    
No total, quatro navios estão movimentar mais de 5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
          Mega iate no Caniçal
    
No porto do Caniçal está o mega-iate, de 53 metros, "Samadhi", para abastecimento.
          Preço dos carros usados está aumentar (vídeo)
    
O preço dos carros usados está a aumentar, em consequência da redução da produção de viaturas e a não renovação das viaturas de aluguer. A Madeira não foge a esta subida.
          Porto do Funchal recebeu navios
    
Dois navios chegaram este domingo e vão pernoitar no porto do Funchal.
          Portugal deixou de usar carvão para produzir eletricidade
    
Portugal deixou definitivamente de usar carvão na produção de eletricidade, desde sexta-feira, graças ao fim dessa atividade pela Central Termoelétrica do Pego, anunciou hoje a associação ambientalista ZERO, que espera que o futuro não passe agora por queimar biomassa.
          Vinho da Madeira recupera (vídeo)
    
A comercialização de Vinho Madeira, no mercado europeu, nos primeiros dez meses do ano, aumentou 15 por cento, comparando com 2019. Paula Jardim diz não ser possível fazer comparativos com 2020 já que foi um ano atípico.
          Centro de Negócios ameaçado (vídeo)
    
A região pode ficar impedida de admitir novas empresas no Centro Internacional de Negócios da Madeira até meados do próximo ano. O regime de incentivos fiscais não foi prorrogado e a Assembleia da República está à beira de ser dissolvida. O registo de navios está também ameaçado com a cobrança de uma nova taxa por parte do estado.
          Manifestação por melhores salários (vídeo)
    
Cerca de uma centena e meia de pessoas que participaram na arruada promovida pela União dos Sindicatos em pareceria com a CGTP-IN. Uma iniciativa que teve por objetivo chamar a atenção dos decisores políticos para os direitos dos trabalhadores, sobretudo dos mais fragilizados.
          Veleiro é atração no Funchal
    
No cais norte do porto do Funchal está o veleiro Alexander Von Humboldt II.
          Lei da oferta e procura (vídeo)
    
A presidente executiva da TAP diz que os preços das viagens entre o continente e a Madeira refletem a lei da oferta e da procura. Christine Ourmière foi ouvida no parlamento regional. Prometeu reforçar a oferta de lugares na altura do Natal e passagem de ano.
          RUP recusam penalização (vídeo)
    
A vigésima sexta conferência dos presidentes das regiões ultraperiféricas que decorreu quinta e sexta feira em Ponta Delgada voltou a reclamar políticas diferenciadas para estas regiões por parte da União Europeia.