Economia

Bloqueio em portos ameaça abastecimentos para o Natal
O bloqueio em vários portos britânicos - entre os quais Felixtowe, principal porto comercial do Reino Unido – está a ameaçar a distribuição de produtos para o Natal, incluindo brinquedos, alertaram fontes de vários sectores.

Iona trouxe 3800 passageiros (vídeo)
O maior navio de cruzeiro a atracar na Madeira, chegou hoje ao porto pelas sete da manhã. A bordo vieram 3,800 passageiros.

Taxa de variação média do IPC foi de 0,3%
Em setembro de 2021, na Região, a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de 0,3%, superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior.

Um dos maiores navios de cruzeiro do Mundo está no Funchal (áudio)
O Iona transporta 3.800 passageiros.

Cruzeiros trazem quatro mil turistas
O Porto do Funchal está, esta quarta-feira, muito movimentado com os mais de quatro mil passageiros e quase dois mil tripulantes dos navios "Iona e "Europa".

«Iona» e «Europa» visitam Funchal
O "Iona", o navio de maior tonelagem que até agora passou pelo Porto do Funchal, e o "Europa" estão na Madeira para escalas de onze horas.

Gigante dos mares estreia-se na Madeira (áudio)
Está atracado no Porto do Funchal desde as 6h50, o Iona, o navio com maior tonelagem que alguma vez esteve na Região.

Ensino com apoio à digitalização (vídeo)
A Madeira vai investir cerca de 22 milhões de euros do dinheiro da bazuca na digitalização do ensino. Na escola Gonçalves Zarco, desde o início deste ano letivo, que os alunos de uma turma do 10 ano, já não usam os tradicionais manuais escolares de papel.

Requalificação do centro custará 700 mil (vídeo)
O edifício do antigo centro de saúde de Câmara de Lobos vai servir de sede para a Junta de Freguesia, Casa do Povo, e outras instituições do concelho. A obra ultrapassa os 700 mil euros e estará pronta dentro de 6 meses.

Madeira vai receber 217 milhões do Orçamento do Estado (vídeo)
Verba que sofre um corte de 15 milhões de euros. O PSD reivindica mais verbas. O PS diz que a lei das finanças regionais está a ser cumprida.

Requalificação do centro de saúde (áudio)
O edifício do antigo Centro de Saúde de Câmara de Lobos está a ser requalificado e vai reunir várias instituições da freguesia como a Casa do Povo, a Universidade Aberta e a Junta de Freguesia.

Funcionários públicos terão aumento de salário (vídeo)
O Ministro das Finanças diz que o salário médio dos funcionários públicos vai crescer acima da inflação. Aponta para 2,5 por cento, entre aumentos e progressões na carreira. Sobre as pensões mais baixas, João Leão anuncia uma subida extra até 10 euros, a partir de agosto do próximo ano.

Nenhum escalão de IRS sobe imposto (vídeo)
O documento que sustenta o Orçamento do Estado para o próximo ano foi apresentado esta manhã. O ministro das finanças, João Leão classificou-o como crítico e decisivo para a recuperação da economia.

Um teste antigénio à entrada na Madeira (vídeo)
A partir do dia um de novembro só é preciso um teste antigénio para entrar na Madeira. Quem tem a vacina completa, não precisa de apresentar qualquer teste. As novas regras fazem parte do plano de desconfinamento.

Municípios podem contrair empréstimos extraordinários
Os municípios podem recorrer em 2022 a empréstimos extraordinários junto do Fundo de Apoio Municipal (FAM) para fazer face à diminuição das transferências do Estado, num ano em que terão de realizar investimentos, nomeadamente no âmbito do PRR.

Economia portuguesa cresce 4,4% este ano
A economia portuguesa deverá crescer 4,4% este ano e 5,1% em 2022, abrandando o ritmo de crescimento para 1,8% em 2023, de acordo com as revisões em alta do Fundo Monetário Internacional (FMI) hoje divulgadas.

Madeira recebe 217 milhões do Orçamento de Estado
A Madeira vai receber cerca de 217 milhões de euros em 2022, ao abrigo da Lei das Finanças Regionais, menos 15 milhões do que este ano, segundo a proposta de Orçamento do Estado conhecida na segunda-feira.

Embalagens descartáveis de take-away com taxa de 30 cêntimos
As embalagens de plástico ou alumínio usadas em refeições prontas vão pagar uma taxa de 30 cêntimos em 2022, segundo a proposta de Orçamento do Estado entregue na segunda-feira na Assembleia da República.