Economia

Faltam 45 mil trabalhadores na hotelaria e restauração (vídeo)
Está a agravar-se a falta de mão de obra na hotelaria e restauração. O ano até pode vir a ser o melhor de sempre no setor do turismo. Mas faltam 45 mil trabalhadores. O ano de 2019 foi de maior empregabilidade. Mas desde essa altura perderam-se 34 mil postos de trabalho. E nem o acordo de imigração com os países da CPLP permite resolver o problema.

Madeira bate recorde na produção de banana (áudio)
É um máximo histórico! Em 2022 a Madeira produziu 22 mil e 766 toneladas de banana, segundo a GESBA, a empresa pública que gere o setor. No primeiro semestre deste ano já foram produzidas mais 458 toneladas do que no mesmo período o ano passado e a produção de banana extra passou de 81% para 84,5%. São números que levam o gestor da GESBA, Artur Lima, a classificar de pujante a realidade do sector.

Movimento de passageiros nos aeroportos da Região cresceu 11,2%
No mês de maio registou-se, nos aeroportos da Região, um movimento de 421,4 mil passageiros, transportados em 2 867 aeronaves (voos comerciais), traduzindo variações homólogas de 11,2% e 1,5%, respetivamente. Quando comparado com maio de 2019 (período pré-pandemia), verificou-se também um crescimento de 42,8% no movimento de passageiros e de 26,2% no movimento das aeronaves.

Madeira volta a ser nomeada como o «Melhor Destino Europeu de Cruzeiros»
Na época alta de 2022-2023, os Portos da Madeira registaram um movimento de 557 824 passageiros, um crescimento de 104% face ao ano anterior.

Embaixador de Portugal quer voos diretos da TAP entre Caracas e Madeira
O embaixador de Portugal na Venezuela quer ver materializado um anseio dos portugueses de ter um voo direto da TAP entre Caracas e Madeira, operação que justifica por ser a comunidade luso-venezuelana maioritariamente madeirense.

Grupo de produtores de banana exige dois representantes na administração da GESBA (áudio)
A reivindicação foi avançada num encontro que reuniu na Madalena do Mar cerca de 70 produtores, muito críticos em relação à GESBA - a entidade criada em 2008 para gerir o setor.

Valor das prestações da casa pode duplicar (vídeo)
O mês de julho volta a trazer más noticias para quem tem empréstimo à habitação. Em alguns casos, a subida da taxa euribor poderá mesmo duplicar o valor das prestações. A DECO diz que ao contrário do que aconteceu entre 2008/2012 as famílias estão cada vez mais a renegociar com os bancos antes de entrar em rutura mas muitas estão a colocar as casa à venda.

Binter tem à venda 100.000 lugares para 7 destinos (áudio)
A companhia canariana Binter lançou hoje, oficialmente o programa de voos de verão. O lançamento aconteceu com um pequeno almoço antes da partida da ligação rumo a Fuerteventura. À venda estão mais de 100.000 lugares para 7 destinos. Borja Bethencourt, responsável pela comunicação internacional da companhia, adianta para onde voa a Binter a partir da Madeira.

Eletricidade na Madeira vai ser mais barata 2,2 por cento
A eletricidade na Madeira vai ser mais barata a partir de hoje. A informação é avançada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. De acordo com a ERSE, os clientes em baixa tensão normal verão os preços descerem 2,2 por cento.

SATA já transportou um milhão de passageiros e espera «novo recorde» em 2023
As companhias de aviação da SATA já transportaram um milhão de passageiros este ano, o que representa um crescimento de 34% face ao período homólogo, revelou hoje a transportadora, que espera atingir um “novo recorde” em 2023.

Portugal reduziu dependência energética do exterior para 67,1% em 10 anos
Portugal reduziu, entre 2011 e 2021, a sua dependência energética do exterior de 79,4% para 67,1%, mais perto da meta nacional de 65% em 2030, adiantou hoje a Adene - Agência para a Energia, num comunicado.

Cristiano Ronaldo vai investir na Cofina Media
O administrador executivo da Cofina Media, Luís Santana, confirmou hoje à Lusa que o futebolista Cristiano Ronaldo é investidor no «Management Buy Out» (MBO) empresa, que está a ser preparado por um conjunto de quadros.

Alojamento turístico na Região registou crescimento homólogo de 8,5% nas dormidas
De acordo com os primeiros dados para o sector de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de maio de 2023, estima-se a entrada de 198,5 mil hóspedes que geraram 964,2 mil dormidas, traduzindo variações homólogas de +13,6% e de +8,5%, respetivamente. Comparativamente a maio de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 48,5% e 34,7%.

Taxa de inflação cai 0,6 pontos percentuais para 3,4% em junho
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 3,4% em junho, menos 0,6 pontos percentuais que em maio, segundo a estimativa rápida avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Contribuintes têm até hoje para entregar a declaração do IRS
Os contribuintes que ainda não entregaram a declaração do IRS relativa aos rendimentos de 2022, têm até hoje para cumprir esta obrigação declarativa.

Bancos já não podem cobrar comissões (vídeo)
Os bancos já não podem cobrar comissão pelo processamento da prestação dos contratos de empréstimo. A proibição aplica-se a todos os contratos.

Agências de viagens já ultrapassaram as vendas de 2019 (vídeo)
Algumas agências de viagens já ultrapassaram as vendas de 2019. Os madeirenses estão a viajar mais e para destinos próximos

Indicadores estatísticos do 1.º trimestre de 2023 com comportamento genericamente positivo
Os indicadores estatísticos relativos ao 1.º trimestre de 2023 apresentam um comportamento favorável na sua grande maioria.

É um mito que Portugal não cria emprego qualificado com salários mais altos
O governador do Banco de Portugal afirmou hoje ser um «mito» que Portugal não cria emprego qualificado e com salários mais elevados, destacando os 112 mil emprego em áreas de comunicação, científica, consultoria e imobiliário criados desde 2019.

Certificados de Aforro não podem substituir financiamento nos mercados
O ministro das Finanças alertou hoje para o risco do financiamento de um Estado, cujos empréstimos sejam sobretudo feitos no retalho, no qual podem haver reembolsos antecipados, face aos contraídos através de títulos emitidos nos mercados internacionais.