Aconteceu, na Quinta das Cruzes, o primeiro concerto do Festival Internacional de Guitarras da Madeira. Tocaram músicos de Portugal, da Áustria e da Ucrânia.
Na Nazaré, vários espaços foram trabalhados por artistas madeirenses. É um projeto da Associação Olho-te. Os artistas realizaram alguns painéis com o objetivo de dar mais vida a essas áreas.
O Teatro Baltazar Dias será o palco de três concertos que prometem uma viagem no tempo até aos séculos XVI, XVII e XVIII.
O Festival de Órgão da Madeira continua hoje na Igreja de São Martinho com um concerto agendado para as 21h30. O diretor artístico João Vaz diz que este será um concerto invulgar.
É uma das principais personalidades, do século XX, ligada à música sacra. João Rufino da Silva faleceu em 2016 mas, para além de músico, recuperou cerca de 700 composições sacras ligadas à Região. Esta tarde, no Museu de Arte Sacra, realizou-se uma conferência de homenagem a esta figura madeirense.
A garantia é da Associação Musical e Cultural Xarabanda, que quer criar uma fonoteca para preservar o legado musical e cultural da Região.
É urgente recuperar o centro histórico do Funchal. O aviso é do especialista em história de arte e arquitetura, Emanuel Gaspar, que ontem participou num seminário dedicado à intervenção no património edificado. Neste evento, da Associação de Defesa do Património da Madeira, participaram também arqueólogos, que não excluem a possibilidade da criação de uma ordem profissional.
O Festival de Órgão da Madeira continua hoje, com o terceiro concerto dedicado a Bach, que terá lugar na Igreja do Colégio às 21h30. O diretor artístico João Vaz diz que o concerto é dedicado a uma coleção de prelúdios de coral escrita por este compositor.
É um projeto sobre os cordofones tradicionais madeirenses em formato digital, mas também físico. O livro "Nós Somos" foi desenvolvido pela Associação Aura e foi apresentado no Conservatório Escola das Artes.
A inflação levou, para já, a uma menor procura dos artigos da quadra natalícia.
Estreia amanhã no centro cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a peça de teatro "O Feiticeiro da Calheta". As sessões no Centro cultural John dos Passos acontecem de quinta a domingo, pelas 21 horas. De 28 até ao dia 30, a peça de teatro vai acontecer na Casa das Mudas, na Calheta. Os bilhetes custam 8 euros para adultos e 4 euros para menores de 18 anos.
O espólio arqueológico da Torre do Capitão, em Santo Amaro, vai incorporar a coleção do Museu de Arqueologia, que vai ser instalado no Forte de São Tiago, na zona velha do Funchal.
O concerto, agendado para as 21h30, acontece no âmbito do Festival de Órgão da Madeira. O diretor artístico, João Vaz, explica a particularidade deste espetáculo.
Hoje é o 5.º dia do Festival de Órgão da Madeira. O palco é a Igreja do Colégio, a partir das 21h30 e o concerto é dedicado a Johann Sebastian Bach. O Festival de Órgão da Madeira decorre até 23 de Outubro, num total de dez concertos que acontecem nos Concelhos do Funchal, Ponta do Sol e Machico.
O padre Martins Júnior foi um dos homenageados da sétima edição do Festival Internacional de Bandolins da Madeira. Um reconhecimento do trabalho que tem sido feito pelo pároco em prol da música e do bandolins, em particular.
Centenas de pessoas estiveram na igreja da Sé, para o segundo dia do Festival de Órgão da Madeira. O evento decorre até ao dia 23 de outubro em várias igrejas da Região.
O Festival de Órgão da Madeira continua hoje e amanhã com dois concertos idênticos. O diretor artístico João Vaz explica que um deles está agendado para hoje às 18 horas na Igreja de Nossa Senhora da Luz, na Ponta do Sol. O outro decorre amanhã, às 21 horas, na Igreja do Recolhimento do Bom Jesus, no Funchal. O Festival de Órgão da Madeira decorre até 23 de outubro num total de dez concertos que acontecem nos concelhos do Funchal, Ponta do Sol e Machico
O ator madeirense Dinarte de Freitas foi premiado, em Nova Iorque, pela realização de uma curta-metragem. Foi distinguido na categoria de melhor filme experimental, no Festival Internacional de Manhattan.