Incentivar à leitura e à escrita é o objetivo de um livro que está a ser lançado pela investigadora da Universidade da Madeira, Luísa Paolinelli. A obra tem a preocupação de apresentar os vários géneros literários, tem como destinatário os mais jovens e baseia-se na experiência enquanto docente de literatura.
Um evento que, este ano, conta com oito stands mas há também várias atividades com o objetivo de promover a leitura.
Todos os caminhos, de norte a sul do país, inclusive da vizinha Espanha, vêm dar a Coimbra, onde os Coldplay dão hoje o primeiro de quatro concertos e para o qual vários fãs pagaram mais de 200 euros de entrada.
A cantora Bárbara Bandeira “aqueceu” o Estádio Cidade de Coimbra, que se encontra praticamente cheio para receber, ao início da noite de hoje, o primeiro de quatro concertos da banda britânica Coldplay.
O administrador do maior grupo armador de Portugal, Luís Miguel Sousa, foi convidado do Telejornal da RTP Madeira e referiu que «sempre houve falta de ambição» por parte do País para com o seu mar.
Organizada pelo grupo de artes visuais, o objetivo é mostrar os talentos artísticos da instituição.
Alguns eventos que acontecem esta semana na Madeira estão divulgados numa plataforma nacional, no âmbito da primeira edição do Festival Humanidades. Trata-se da versão portuguesa do festival «Being Human», que acontece no Reino Unido desde 2014. Em Portugal, o Festival é organizado por um departamento de investigação da Universidade Nova e Pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. A ideia é reunir o maior número possível de eventos ligados à área das humanidades, muitas vezes vista ainda como um parente pobre, reconhece Rogério Miguel Puga, da Universidade Nova.
A Orquestra Académica do Conservatório regressou à igreja matriz para um concerto comentado. Uma aprendizagem para os alunos mas também para o público
Estão abertas até 15 de junho as candidaturas à segunda edição do Prémio Literário Antigos Combatentes – Memórias Militares.
A organização dos quatro concertos dos britânicos Coldplay em Coimbra apelou hoje a que quem viaje de fora para assistir aos espetáculos chegue à cidade durante o período da manhã.
Estão quase concluídas as obras na coluna e no pedestal no monumento da paz, no Terreiro da Luta. Marcos Gonçalves, responsável pela comunicação da Diocese do Funchal, diz que o monumento será apresentado ao público no dia 31 de maio. A obra teve o valor de 180 mil euros.
O «Sonho de uma Noite de Verão», uma peça de William Shakespere, vai ser apresentada nos jardins do Museu da Quinta das Cruzes, entre os próximos dias 19 e 21. Pela mão da Associação Avesso e em parceria com a Secretaria do Turismo, a peça surge num espaço fora do habitual.
Foi considerada uma das maiores escritoras do panorama literário nacional e comparada a Eça de Queiroz. Luiza de Freitas Lomelino, mais tarde conhecida pelo pseudónimo de Luzia, viveu no Jardim do Mar. A escritora deixou entre outras obras, 'O diário de Luzia' que retrata a época de grande desenvolvimento cultural no século XX na Madeira. A obra vai agora ser publicada e apresentada nas Festas da Calheta.
Amanhã, dia 13 de maio, quatro espaços tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura promovem várias atividades em horário alargado
A Madeira tem condições climáticas para a produção de flores em escala industrial para exportação, mas são necessários mais apoios à produção e à exportação, considera o produtor de flores Avelino Vieira. O presidente do Governo Regional visitou a mostra da flor na Praça do Povo e disse que já tinham passado pelo pavilhão mais de 60 mil visitantes.
Esta noite, no palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, a palavra é dita em gestos. Estreia no Funchal a primeira peça interpretada integralmente em Língua Gestual Portuguesa, por dois atores surdos. «Zoo Story» é uma peça de Edward Albee que Marco Paiva recriou para mostrar as várias formas possíveis de comunicar. A peça tem legendas em português e está em cena hoje às 21h00, amanhã às 18h00 e no domingo às 16h00. Cada bilhete custa sete euros.
Uma investigadora no Instituto de Tecnologias Interativas desenvolveu duas aplicações informáticas para tornar mais interativas as experiências no Museu de História Natural do Funchal. Uma das aplicações é baseada em jogos, a outra conta uma história ao longo da visita.
Portugal está apurado para a final do Festival da Eurovisão. ‘Ai coração’ foi mesmo uma das dez canções mais votadas. Mimicat emocionou-se no final da atuação
O certame decorre entre os próximos dias 17 a 21 de maio, no Largo da Praça, junto à baía. A vereadora da área da cultura afirma que o evento é cada vez mais intergeracional. No dia 20 é apresentado um livro sobre a vila de Machico, da escritora Zita Cardoso.
A arquiteta apresentou o trabalho «Sombra para o lugar», uma peça feita em vime, que surgiu da vontade em explorar o vime como material construtivo. Helena Cabral Fernandes acredita que a arte de trabalhar o vime tem futuro mas precisa de incentivo de forma a cruzar o conhecimento do terreno com o conhecimento científico.