Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Compras online atingem 18% do total na Black Friday
Economia 30 nov, 2021, 15:03

Compras online atingem 18% do total na Black Friday

De acordo com a SIBS, «o valor médio gasto por cada cartão nesta Black Friday foi de 66,3 euros».

As compras ‘online’ aumentaram de peso na Black Friday deste ano, representando 18% do valor total de compras eletrónicas, comparando com os 16% de 2020, de acordo com dados hoje divulgados pela SIBS, gestora do Multibanco.

“As compras online voltaram a ganhar destaque nesta Black Friday, dia 26 de novembro, ao atingirem 18% em valor do total de compras eletrónicas (online e físicas), comparando com os 16% de 2020 e os 12% de 2019, o que comprova uma vez mais a tendência de crescimento do comércio digital em Portugal, sobretudo no contexto atual de pandemia”, lê-se num comunicado.

Segundo a SIBS, “outro indicador que confirma uma cada vez maior digitalização dos pagamentos diz respeito às compras com telemóvel, tanto em loja como no canal online, sendo o MB Way o método preferencial, com a sua utilização a crescer 8x face a 2019 e 5x face a 2020 nas compras em loja, e 3x e 2x nas compras online, respetivamente, em comparação com os anos anteriores”.

Segundo a entidade, “os dados revelam ainda uma nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, e já não esperam por sexta-feira (Black Friday)” como resultado “das campanhas comerciais que vão sendo cada vez mais antecipadas”.

Por outro lado, os dados da SIBS Analytics revelam que o dia da Black Friday “volta a representar um importante momento na dinamização do consumo em Portugal, ao registar um valor 1,5x superior ao valor médio do total do mês de novembro”.

Comparando com a Black Friday de 2020, este ano “verificou-se um aumento de 6% no valor total de compras (físicas e online, em euros), mas bastante abaixo do valor total registado no mesmo dia de 2019, -6%”, indicou a SIBS.

A entidade revelou que “apesar de o valor das compras online ter crescido 39% de 2019 para 2021, este não foi suficiente para suportar a diminuição no valor das transações em loja, que ficaram a -14%”.

Numa perspetiva semanal, de acordo com a SIBS, “os valores mostram uma curva inversa, ao verificar-se um alisamento e uma antecipação das decisões de compras do dia de sexta-feira (Black Friday) para a semana (Black Week) – com os dias de 22 a 28 de novembro a ganharem um enorme destaque no consumo este ano face aos anos anteriores, registando um crescimento de 17% no total de compras (em comparação com 2019) e de 20% (em comparação com 2020)”.

No dia 26 de novembro, de acordo com a entidade, os principais cinco setores “no número total de compras voltaram a ser ‘Perfumaria e Cosmética’, que este ano se destaca com um crescimento de 2,4x face à média do mês, ‘Moda e Acessórios’, a aumentar 2,7x, e ‘Jogos, Brinquedos e Puericultura’ com um incremento de 1,8x, igual aos setores de ‘Tecnologia’ e ‘Material Desportivo e Recreativo’”.

Por região, “os distritos de Portugal que apresentaram maiores taxas de crescimento neste dia face ao resto do mês situam-se sobretudo fora dos grandes centros urbanos – Vila Real, Bragança, Castelo Branco e ainda os Arquipélagos da Madeira e Açores”.

C/Lusa

Pode também gostar

Imagem de PS quer Comissão de Inquérito sobre a Medicina Nuclear em plenário e com transmissão online

PS quer Comissão de Inquérito sobre a Medicina Nuclear em plenário e com transmissão online

Imagem de Orquestra de Bandolins presta homenagem a Eurico Martins

Orquestra de Bandolins presta homenagem a Eurico Martins

Imagem de Trans-Madeira: 3.º dia passou por Câmara de Lobos, Ribeira Brava e São Vicente

Trans-Madeira: 3.º dia passou por Câmara de Lobos, Ribeira Brava e São Vicente

Imagem de Marcelo vê «modelo chinês em crise» e pede «atenção redobrada» ao Irão

Marcelo vê «modelo chinês em crise» e pede «atenção redobrada» ao Irão

Imagem de A 7 de junho tem início as inscrições para o Rali Vinho da Madeira 2021

A 7 de junho tem início as inscrições para o Rali Vinho da Madeira 2021

Imagem de Mais de três mil e 300 pessoas desembarcaram hoje do Odyssey of the Seas (vídeo)

Mais de três mil e 300 pessoas desembarcaram hoje do Odyssey of the Seas (vídeo)

Imagem de Dinamizar as viagens turísticas às Selvagens (vídeo)

Dinamizar as viagens turísticas às Selvagens (vídeo)

Imagem de Chega propõe fim da comercialização da madeira queimada

Chega propõe fim da comercialização da madeira queimada

Imagem de “Rally Madeira Legend é uma prova com muito potencial e de grande importância”

“Rally Madeira Legend é uma prova com muito potencial e de grande importância”

Imagem de Marcelo Rebelo de Sousa condena assassínio do Presidente Moïse

Marcelo Rebelo de Sousa condena assassínio do Presidente Moïse

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025