A falha no sistema informatico do Serviço Regional de Saúde está também a provocar problemas e atrasos no atendimento dos serviços de urgência.
Em comunicado, o SESARAM lamenta os transtornos causados aos utentes deixando um apelo para que só haja deslocações ao Serviço de Urgência em caso de grande necessidade.
Há pouco, foi possível chegar ao contacto com o secretário da saúde que em declarações à Antena 1 pede tranquilidade aos utentes e espera que o problema fique resolvido ao longo do dia de hoje
O ataque foi comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança e à Comissão Nacional de Protecção de Dados e denunciado aos órgãos de polícia criminal.
Em marcha está um trabalho de recuperação conjunto entre o Conselho de Administração, Direções Técnicas e Núcleo de Informática e entidades externas, com o objetivo de normalizar o funcionamento do sistema informático do SESARAM o quanto antes.
O ataque informático está a afetar todo o Serviço Regional de Saúde desde as sete da manhã do dia de ontem.
Está marcada para hoje, ao meio dia, uma conferência de imprensa no Hospital Dr. Nélio Mendonça.
A Antena 1 tem tentado ao longo da manhã o contacto com algum responsável da Secretaria da Saúde e do SESARAM mas até agora sem sucesso.