O grupo de instrutores em Trauma e Catástrofe do Serviço de Saúde da RAM iniciou ontem, em Lisboa, o X Curso de Catástrofe –MRMI (Medical Response to Major Incidents), uma formação diferenciada na área da catástrofe destinada a 90 elementos dos serviços de segurança de Lisboa, (Polícia Municipal, Regimento de Sapadores, Bombeiros, e Proteção Civil Municipal), médicos, enfermeiros, gestores, assessores de comunicação, profissionais na área da segurança, profissionais da Caixa Geral de Depósitos (CGD), PSP, GNR, PJ, INEM, Força Aérea, entre outras entidades.
Esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Caixa Geral de Depósitos é organizada pelo grupo de instrutores de Medical Response to Major Incidents (MRMI) do SESARAM, coordenada pelo Doutor Pedro Ramos, diretor clínico do SESARAM, E.P.E. e conta com o apoio do Board europeu MRMI, representado neste curso por Roberto Faccincani.
A formação baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multi -vítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multi-vítimas, ou seja, numa catástrofe.
Com esta formação, o Serviço de Saúde da RAM, contabiliza onze Cursos de Catástrofe realizados em Portugal desde o ano de 2010, o que no total perfaz a formação de 750 profissionais nesta área no país.
A sessão de encerramento terá lugar, amanhã, dia 14 de Outubro, pelas 18 horas, nas instalações da CGD e contará com a presença do Secretário Regional da Saúde.