"Ao tomar conhecimento do falecimento do Professor Doutor João David Pinto Correia, apresento à família enlutada as mais sentidas condolências", diz Ireneu Barreto em nota enviada às redações.
O Representante da República lembra que o professor João David Pinto Correia, nascido na cidade do Funchal, "é uma referência nacional e internacional nos estudos de Literatura Oral e Tradicional, foi poeta reconhecido e docente aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e também autor de numerosos livros, ensaios e artigos nas áreas da Literatura Madeirense e Portuguesa, Cultura Portuguesa e Literatura de Viagens".
David Pinto-Correia foi presidente da terceira e última comissão instaladora da Universidade da Madeira, que tomou posse em maio de 1993, no Palácio de São Lourenço, e, salienta, "teve um papel fundamental no desenvolvimento daquela Instituição Universitária".
"O Representante da República para a Região Autonóma da Madeira associa-se assim a todos aqueles que nesta hora sentem a perda deste ilustre madeirense", conclui.
João David Pinto Correia, um dos fundadores da Universidade da Madeira, morreu no domingo, em Lisboa, vítima de um acidente vascular cerebral.
Nascido a 14 de dezembro de 1939, em São Gonçalo, no Funchal, Pinto Correia era doutorado em Letras pela Universidade de Lisboa, à qual esteve durante longos anos ligado.
LUSA