Este ano já foram detidos 350 condutores no Funchal a conduzirem sob influência do álcool e 70 sem habilitação para o fazerem. Os dados foram revelados por Edgar Castro, comandante de Trânsito na Esquadra da PSP do Funchal, durante o debate «a condução não é um jogo», evento inserido na semana da mobilidade.
O aumento salarial de 6%, o aumento do subsidio de refeição para 7, 5 euros e e a valorização das carreiras regionais são algumas das 12 medidas apresentadas.
O Presidente polaco acusou hoje a Rússia de falhar na Ucrânia uma tentativa de restaurar o imperialismo russo, afirmando que a paz nunca esteve tão ameaçada e «o mal deve ser chamado mal e um crime deve ser chamado crime».
A perícia neurológica ao ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, foi agendada pelo Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) para 28 de setembro, na sequência da decisão do tribunal no âmbito do processo EDP.
A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) denunciou hoje casos de alunos do 1.º ciclo que estão a receber “manuais velhos e todos escritos”, devido ao processo de reutilização dos manuais.
Um helicóptero militar queniano caiu na madrugada de hoje, perto da fronteira com a Somália, presumindo-se que todos os oito ocupantes morreram, anunciaram as autoridades, que não adiantaram os motivos para este acidente.
Mais de 20 instituições de ensino superior receberam financiamento para desenvolver projetos no âmbito da segunda fase do programa de combate ao abandono, depois de o Governo já ter apoiado, no início do ano, outras 24 universidades e politécnicos.
A associação Casa do Voluntário inaugura esta tarde, na Rua das Cruzes, o novo espaço de apoio às atividades de solidariedade. Cedido pela autarquia do Funchal, o espaço vai dinamizar um novo projeto direcionado aos sem-abrigo, como explica Helena Correia, presidente da associação. O executivo funchalense financia o projeto com cerca de 90 mil euros.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública realizou hoje uma conferência de imprensa, onde lança um conjunto de reivindicações aos partidos. Pedidos que o SINTAP gostava de ver resolvidos após as eleições do próximo domingo. O reforço das ações de formação é um dos pedidos, além do subsídio de insularidade para a administração pública.
Os jovens estudantes até aos 23 anos não vão pagar para andar nos transportes públicos na Madeira, a partir de Janeiro de 2024. A gratuidade dos passes até esta idade foi anunciada recentemente pelo primeiro ministro António Costa e em declarações à Antena 1, o secretário da Economia Rui Barreto garante que esta medida vai também ser aplicada na Região.
O Sindicato dos Professores da Madeira diz que há atrasos na utilização dos manuais digitais, que estão a criar graves problemas em muitas escolas da Região. Francisco Oliveira critica a Secretaria da Educação por ter iniciado mais cedo o ano letivo e adianta que estas são preocupações manifestadas por docentes em 200 questionários que foram realizados e também em muitas escolas dos concelhos da Calheta, Ponta Sol, Machico, Santa Cruz e Câmara de Lobos, que ontem foram visitadas por elementos do sindicato.
Na Madeira, o setor agrícola é um dos mais importantes para a região, além do turismo, no entanto, há algumas produções que têm vindo a diminuir.
Mulheres, pessoas com baixos rendimentos e com escolaridade baixa são quem mais aposta em «raspadinhas», um «vício» que atinge cerca de 100 mil adultos em Portugal, dos quais cerca de 30 mil apresentam perturbação de jogo patológico.
O Debate da Assembleia-Geral das Nações Unidas arranca hoje em Nova Iorque, com destaque para os discursos do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas também dos chefes de Estado norte-americano e português.
Portugal aumentou a sua rede rodoviária em 2.378 quilómetros (346%), entre 1995 e 2018, enquanto a ferroviária diminuiu 18%, segundo um estudo hoje divulgado pela organização não-governamental (ONG) ambiental Greenpeace.
A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) admitiu o atraso no reconhecimento do tempo de serviço em período experimental para progressão na carreira de 532 oficiais de justiça, conforme decretou o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL).
Os dois trajetos da antiga estrada regional entre São Vicente e o Porto Moniz que estão abertos ao trânsito estão em mau estado de conservação. À chegada ao Seixal, o matagal está a invadir a via e há pedras caídas. Na zona de acesso à Ribeira Funda a estrada tem o pavimento em mau estado e está repleta de pequenas derrocadas. Este dois segmentos passaram para a esfera da câmara do Porto Moniz em 2015 e compete à autarquia fazer a manutenção. Confrontado com esta situação, o presidente da Câmara do Porto Moniz justifica que aquela não é uma estrada turística, e admite que a autarquia faz o que pode para garantir a limpeza e manutenção.
Cerca de um terço dos portugueses sofre de hipertensão, segundo um relatório divulgado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o impacto da doença no mundo.
O número de pessoas em situação de sem-abrigo na Região Autónoma da Madeira tem vindo a aumentar. É um problema social reconhecido por todos e ao contrário do que acontecia antes, são cada vez mais os jovens que precisam de ajuda.
A Universidade da Madeira ainda tem 47 vagas disponíveis para a terceira e última fase de acesso ao ensino superior. As candidaturas começam a 22 de setembro. A vice-reitora da academia madeirense apela à inscrição, lembrando que há vagas que podem surgir, por causa das recolocações.