Sociedade

Venezuela: Ministro da Defesa responsabiliza Guaidó se houver “banho de sangue”
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, responsabilizou hoje a oposição ao regime de Nicolas Maduro por um possível “banho de sangue”, após o levantamento militar liderado pelo autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó.

Venezuelanos enchem as ruas da Venezuela
O jornalista lusodescendente, Pedro Mendonça, diz que na zona onde está há muita afluência de gente a esta tentativa de golpe de estado na Venezuela.

Há ‘muita informação contraditória’ a circular na Venezuela
O padre madeirense Alexandre Mendonça testemunha medo nas ruas de Caracas e diz que desta vez há menos gente nas ruas.

Militares tentam dispersar violentamente manifestantes opositores em Caracas
Militares venezuelanos tentaram hoje dispersar violentamente centenas de pessoas concentradas na autoestrada Francisco Fajardo, junto da Base Área de La Carlota, em apoio ao autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaido.

Madeira preparada para acudir a uma situação de emergência na Venezuela
Num comunicado emitido pela Secretaria Regional da Educação é dito que “a Região está preparada, no âmbito da interação com as entidades responsáveis do Governo da República, para responder a situações de emergência no sentido da proteção das comunidades madeirenses naquele país”.

Guaidó pede para apoiantes controlarem ruas de Caracas
A oposição venezuelana, liderada pelo autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, pediu hoje aos seus apoiantes para tomarem o controlo das ruas de Caracas e deporem o regime de Nicolas Maduro.

Sexta tentativa de golpe de Estado quando se cumprem três meses de Guaidó
O Governo venezuelano assegurou que o país vive hoje uma tentativa de golpe de Estado contra Nicolás Maduro, numa altura em que se cumprem três meses da autoproclamação de Juan Guaidó como Presidente interino.

Nicolás Maduro assegura ter a `total lealdade` dos líderes militares
Nicolas Maduro assegurou hoje que conta com a 'total lealdade' dos líderes militares do país face ao levantamento encabeçado em Caracas por Juan Guiadó em conjunto com um grupo de soldados.

Venezuela: Primeiro ato dos acontecimentos foi a libertação de Leopoldo López
Os acontecimentos de hoje na Venezuela tiveram como ponto de partida a libertação do oposicionista Leopoldo López, que cumpria uma pena de quase 14 anos em prisão domiciliária, segundo relatos do pai do político venezuelano.

Venezuela: Acesso “restrito” a redes sociais e outros serviços de Internet
O acesso à Internet na Venezuela está a ser “restrito”, reportou hoje a NetBlocks, após o anúncio do autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, sobre o apoio dos militares para pôr fim ao regime de Maduro.

Venezuela: MNE português apela a solução pacífica
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, apelou hoje a uma solução pacífica na Venezuela, após o Governo do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ter denunciado que está a enfrentar um golpe de Estado.

Venezuela: Governo português recomenda prudência nas próximas horas
O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, aconselhou hoje a comunidade portuguesa e lusodescendente residente na Venezuela a adotar medidas de segurança e comportamentos prudentes nas próximas horas, face à situação que se vive no país.

Venezuela: UE acompanha desenvolvimentos sem fazer para já comentários
A União Europeia (UE) está a acompanhar o desenvolvimento da situação na Venezuela e abstém-se "para já" de fazer qualquer comentário, disse hoje a porta-voz comunitária para os Negócios Estrangeiros, Maja Kocijancic.

Venezuela: Governo afirma estar a enfrentar um golpe de Estado
O Governo do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou hoje que está a enfrentar um golpe de Estado, de "um reduzido grupo de militares traidores" que estão a ser neutralizados.

Guaidó apela ao povo para sair à rua e acabar com `usurpação`
Num vídeo publicado no Twitter, Juan Guaidó diz que o “fim definitivo da usurpação” já começou e pede que o povo venezuelano, com o apoio das forças armadas, saia à rua no 1.º de maio para restituir a liberdade e democracia no país.

Aquacultura gera polémica na Madeira
Os presidentes das câmaras da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos não concordam com a instalação de jaulas de aquicultura entre a Fajã dos Padres e o Cabo Girão (Vídeo)

Bispo descarta criação de uma comissão para acompanhar casos de abuso sexual
O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, "descarta para já" a criação de uma comissão para acompanhar casos de abuso sexual na diocese.

Madeira vai descongelar carreiras dos enfermeiros até 2021
O Governo Regional da Madeira comprometeu-se, na segunda-feira, com três estruturas representativas de enfermeiros a descongelar as carreiras destes profissionais, processo que será faseado até 2021 e irá custar quatro milhões de euros.