O percurso pedestre entre o Pico do Areeiro e Pico Ruivo, afetado pelo incêndio na ilha da Madeira, vai continuar encerrado por não oferecer segurança, decorrendo a limpeza dos terrenos consumidos pelo fogo, informou hoje fonte do Governo Regional.
A organização ambientalista GEOTA defendeu hoje a criação de uma comissão técnica independente para avaliar as causas do incêndio na ilha da Madeira e um plano de ação urgente para estabilizar os solos antes das primeiras chuvas.
Isto acontece porque essa descida de impostos tem de ser adaptada à Madeira através de um decreto legislativo regional, no início de outubro.
É uma forma de garantir a segurança e prevenir deslizamentos de terras.
É ainda tempo de férias para muitas pessoas e quem toma medicação regular deve garantir que nada lhe falta.
Uma equipa internacional, liderada por investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), desvendou uma alteração no sangue que prevê o aparecimento da Doença de Crohn.
A área ardida no incêndio que deflagrou em 14 de agosto na ilha da Madeira, e foi declarado extinto na segunda-feira, atingiu 5.104,1 hectares, segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Copernicus).
O Governo de Timor-Leste aprovou hoje um donativo de 2,2 milhões de euros de apoio à Madeira, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.
Um dirigente da associação ambientalista Zero defendeu hoje que as primeiras medidas após o incêndio da ilha da Madeira passam por elaborar um relatório de avaliação e avançar com trabalhos antes das chuvas.
Já estão em Espanha os dois aviões Canadair que ajudaram ao combate aos incêndios na Madeira. Um regresso feliz, numa missão bem sucedida. Destacam o carinho com que foram tratados na Madeira
Um grupo de crianças agradeceu a atuação dos Canadair espanhóis no combate ao incêndio que deflagrou na Madeira em 14 de agosto, através da inscrição 'Gracias' no areal da praia da ilha do Porto Santo.
Iniciaram-se hoje e decorrem até 4 de Setembro as candidaturas à segunda fase para acesso ao Ensino Superior. Na primeira fase entraram 1.563 estudantes ; 90 por cento do total dos candidatos pela Região.
Na última semana bateram recordes no número de horas de voo e enfrentaram um dos teatros de operações mais difíceis de sempre. A equipa de pilotos do helicóptero que esteve no combate ao fogo na Madeira falou em exclusivo para a RTP.
A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais recomenda às autoridades da Madeira que invistam em equipas de sapadores permanentes. E mudem a gestão da floresta. Tiago Oliveira sublinha também que o recurso aos Aviões Canadair não foi decisivo para extinguir o incêndio.
O antigo diretor regional de Florestas não tem dúvidas : " Falhou a intervenção inicial no combate aos incêndios". Rocha da Silva, que também já foi presidente da Federação Regional de Bombeiros, disse ontem à noite no TJ que o fogo poderia e deveria ter sido atacado de outra forma quando deflagrou na Serra d´Água
Na Serra de Água não havia água nas bocas de incêndio para os bombeiros apagarem o fogo. O alerta é da presidente da Junta de Freguesia. Exige responsabilidades. Os habitantes já realizaram 87 pedidos de ajuda à junta.
A PSP da Madeira indicou hoje que a restrição aos acessos na freguesia do Curral das Freiras, denunciada pelo Sindicato dos Jornalistas, foi realizada a pedido da Proteção Civil, de forma a ter liberdade de atuação.
O Sindicato dos Jornalistas português associou-se hoje ao pedido de 60 organizações de imprensa e dos direitos humanos pelo fim do acordo de associação entre a União Europeia (UE) e Israel, após a morte de mais de cem repórteres.
O realojamento provisório das famílias da Fajã das Galinhas, em Câmara de Lobos, retiradas devido ao incêndio que deflagrou na ilha da Madeira no dia 14, deve estar concluído até final da semana, disse hoje o presidente do município.
O diretor regional das comunidades madeirenses e cooperação externa faz um balanço positivo da primeira visita oficial desde que assumiu o cargo. Na passagem por Jersey, nos últimos dias, onde vivem cerca de 12 mil madeirenses, Sancho Gomes diz ter encontrado uma comunidade bem integrada.