Em comunicado, esta entidade indica que no concelho da Ribeira Grande foram diagnosticados 11 casos (três em Rabo de Peixe, dois na Matriz, dois na Maia, um na Lomba da Maia, um em Fenais da Ajuda, um na Conceição e um no Pico da Pedra), em Ponta Delgada nove (dois em São Roque, dois em Fenais da Luz, dois na Fajã de Baixo, um nos Arrifes, um em São Vicente Ferreira e um em São José).
No concelho de Povoação há um novo caso nas Furnas e na Lagoa foi diagnosticado um novo caso no Cabouco, lê-se na nota.
Os novos casos foram registados na sequência de 2.070 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e uma em laboratório não convencionado.
Do total de novos casos positivos, 21 são em contexto de transmissão comunitária e um é referente a um viajante, não residente, com análise positiva ao 12.º dia.
"Também nas últimas 24 horas registou-se um total de 27 recuperações", acrescenta a Autoridade de Saúde Regional.
Estão internados 12 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dos quais três em unidade de cuidados intensivos.
Segundo as autoridades de saúde, o arquipélago conta atualmente com 279 casos positivos ativos, todos em São Miguel. Não existem cadeias de transmissão local ativas, sendo que foram extintas 203 até hoje.
Estão em vigilância ativa 1.504 pessoas.
Desde o início da pandemia, foram diagnosticados nos Açores 5.653 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.211 pessoas. Morreram 33, saíram do arquipélago 79 e apresentaram prova de cura anterior 51.
Relativamente à vacinação, a Autoridade de Saúde Regional indica que, desde 31 de dezembro de 2020 e até 28 de maio, foram administradas nos Açores 126.130 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 79.832 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 46.298 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.
C/Lusa