O Presidente do Partido Socialista-Madeira apontou a reconquista das câmaras municipais que atualmente são geridas pelo PS e o reforço da presença no poder local como objetivos nas eleições autárquicas do próximo ano. Paulo Cafôfo falava aquando da apresentação do Núcleo Autárquico do PS-M, cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Madeira.
O líder socialista adiantou que “onde o PS governa, governa melhor, pelo que queremos que essa boa governação possa continuar nas câmaras onde já somos poder”. Vincou também o intuito de reforçar a presença socialista no poder local, apresentando projetos ambiciosos, com candidaturas que possam merecer a confiança da população. “O PS tem feito a diferença na governação do poder local. Temos conseguido reduzir as assimetrias sociais e territoriais e temos tido uma maior cidadania, democratização e aproximação aos cidadãos”, frisou Paulo Cafôfo.
Não revelando, para já, todos os candidatos à presidência das autarquias, Cafôfo diz que os únicos candidatos às eleições autárquicas que estão definidos “são aqueles que atualmente estão em exercício de funções”. O dirigente disse que o partido está a organizar-se e que, na próxima semana terão lugar as eleições para as concelhias, estruturas que “terão um papel muito importante para a definição – conjuntamente com a direção – das opções do partido em termos de candidatos e dos nossos projetos políticos. Nós funcionamos muito com ideias, com projetos para cada uma das localidades, concelhos e freguesias e com a credibilidade de pessoas que possam dar o rosto a essas ideias e a esses projetos”, acrescentou.
Sobre o Núcleo Autárquico, o presidente do Partido Socialista-Madeira gostaria que este contribuísse para dar “orientação política aos autarcas, com apoio, consultadoria técnica e formação, de forma a estarem capacitados para melhor exercerem a sua missão e a sua função”.
Referência final para a participação nesta apresentação de José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS e de Jorge Veloso, presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias.