O governo baixou hoje o nível de alerta do país face aos incêndios, suspendendo a situação de contingência que estava em vigor, face à melhoria das condições meteorológicas, anunciou o ministro da Administração Interna.
"O nível de alerta estará em vigor entre as 00:00 de e as 23:59 de terça-feira, dia em que voltaremos a reavaliar", afirmou o ministro depois de uma reunião com vários ministros na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Portugal continental entrou em situação de contingência, segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, na passada segunda-feira e na quinta o Governo decidiu prolongar esta situação até hoje.
Na última semana, o país enfrentou temperaturas elevados e o dia mais quente foi na quarta-feira, em que quase todos os distritos estiveram sob aviso vermelho, o mais grave emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Também foi na quarta-feira que a ANEPC registou o maior número de incêndios rurais este ano, num total de 193.
O ministro agradeceu aos autarcas e à proteção civil pelo seu trabalho. "Este esforço conjugado tem vindo a dar os seus resultados no sentido de mitigar os efeitos nocivos destes incêndios", disse, acrescendo que cerca de mil pessoas foram evacuadas para locais de maior proteção.
José Luís Carneiro disse ainda que se prevê que as temperaturas baixem entre 2ºC e 8ºC, criando uma "janela de oportunidade" para "restabelecer forças" para o resto do verão.