Política

Marcelo alerta para necessidade de aumentar taxa de execução do PRR em 2023
O Presidente da República defendeu hoje a necessidade de “aumentar muito” a taxa de execução dos fundos europeus em 2023, considerando que “há muita coisa que ainda se pode fazer”.

Discriminação de deputado franco-angolano «choca» comunidade lusófona em França
O episódio na Assembleia Nacional onde um deputado da extrema-direita teve um comentário racista contra o deputado Carlos Martens Bilongo, de origem angolana e congolesa, chocou a comunidade lusófona e mostram a "xenofobia e racismo" do partido de Marine Le Pen.

União Europeia condena aumento de lançamentos ilegais de mísseis norte-coreanos
O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, condenou o "aumento significativo de lançamentos ilegais de mísseis", efetuados esta semana pela República Popular Democrática da Coreia.

PSD enaltece políticas e apoios do Governo Regional para o setor das pescas (áudio)
O grupo parlamentar do PSD esteve na Lota do Caniçal para enaltecer as políticas e apoios do Governo Regional para o setor das pescas. Higino Teles, deputado na Assembleia Legislativa da Madeira, recorda o compromisso do executivo em renovar a frota de pesca do peixe espada preto.

Calado insiste no reforço do policiamento (áudio)
A Câmara Municipal do Funchal enviou um ofício ao Ministério da Administração Interna a insistir no reforço do policiamento no Funchal. Pedro Calado já manifestou por telefone essa intenção ao ministro José Luís Carneiro.

Marcelo recusa de novo comentar revisão constitucional mas deixa alertas
O Presidente da República voltou hoje a recusar falar sobre a revisão constitucional, processo no qual diz que “não risca nada”, mas reiterou o alerta sobre a necessidade de “ter tudo bem certinho” na emergência sanitária.

Comunistas consideram que o OE não responde às necessidades dos madeirenses (vídeo)
O PCP considera que o orçamento do estado para o próximo ano não responde às necessidades dos madeirenses.

PS denuncia dificuldades crescentes no acesso aos serviços de saúde (vídeo)
Em conferência de imprensa, o deputado Élvio Jesus alertou para as longas filas de espera e para uma alegada falta de resposta aos utentes vítimas de doença súbita.

JPP diz que preço do gás é 60% mais caro na Madeira do que nos Açores (vídeo)
O JPP diz que o preço do gás é, em média, 60% mais caro na Madeira do que nos Açores. Os deputados do juntos pelo povo pedem ao Governo que esclareça os motivos da diferença.

PSD elogiou o trabalho feito na promoção dos transportes públicos (vídeo)
PSD elogiou o trabalho que tem sido feito pelo Governo Regional na promoção dos transportes públicos. O partido lembra que desde 2019 que o preço mensal dos passes fixou-se nos 40 euros para as carreiras interurbanas e 30 para as urbanas.

Municípios lamentam atrasos do Governo nos acordos de descentralização
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) lamentou hoje os atrasos do Governo para os acordos na descentralização nas áreas da educação e ação social, cujos prazos não foram cumpridos.

Santos Silva defende em fórum ibero-americano economia com menores desigualdades
O presidente da Assembleia da República defendeu hoje, perante o Fórum Parlamentar Ibero-Americano, na República Dominicana, uma transformação económica pós-pandemia da covid-19 que permita maior resiliência e uma redução das desigualdades sociais.

JPP exige explicações sobre a diferença dos preços no gás butano (áudio)
O JPP exige ao governo regional que dê explicações sobre a diferença dos preços praticados no gás butano entre a Madeira e os Açores. De acordo com Élvio Sousa, deputado do Juntos Pelo Povo, uma garrafa de gás custa mais 11 euros na Região.

Calado insiste que é preciso reforçar o policiamento sem militares (vídeo)
Pedro Calado insiste que é preciso reforçar o policiamento na cidade do Funchal. Mas o presidente da câmara já não fala de militares nas ruas, um discurso na assinatura da entrega de apoios ao comércio.

Partido Socialista critica políticas de saúde do Governo Regional (áudio)
Élvio jesus, deputado do PS, denuncia o aumento da mortalidade na Região e as dificuldades dos utentes no acesso aos cuidados de saúde.

Incidente racista no Parlamento francês desencadeia reações de repúdio
Um deputado francês de origem africana disse hoje estar "profundamente magoado", depois de um membro da extrema-direita do Parlamento ter feito um comentário racista durante uma sessão legislativa, provocando reações de repúdio.

Jorge Carvalho admite necessidade de rejuvenescer a classe docente (áudio)
Noventa e quatro por cento dos professores a trabalhar na Região têm um vínculo de trabalho permanente. Esta foi uma percentagem avançada pelo secretário regional de Educação, na abertura do 13.º Congresso dos Professores da Madeira. Jorge Carvalho adiantou ainda que, no ano passado, cerca de 59 por cento dos professores tinha menos de 59 anos mas reconhece que é importante rejuvenescer a classe docente.

Albuquerque espera que dentro de 5 anos as tecnológicas ultrapassem o setor do turismo (áudio)
A Startup Madeira e a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação vão ter os orçamentos reforçados no próximo ano. A intenção foi anunciada à Antena 1 Madeira pelo presidente do governo. o Investimento vai constar da proposta de Orçamento Regional para 2023. Miguel Albuquerque diz que esta é a melhor participação de sempre da Região numa Web Summit.

Ministro da Saúde admite que falta de médicos vai manter-se nos próximos dois a três anos
O ministro da Saúde afirmou hoje que a falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma dificuldade que vai manter-se nos próximos dois a três anos, até que o problema seja resolvido estruturalmente.

CIP diz que anúncio de semana de 4 dias é «prematuro, desequilibrado e arriscado»
A CIP – Confederação Empresarial de Portugal considera que o anúncio do Governo para avançar com a semana de quatro dias já a partir do próximo ano é “prematuro, desequilibrado e arriscado”, alertando para o contexto atual de “máxima dificuldade”.