Política

Governo Regional vai requalificar três levadas (áudio)
A Região vai requalificar a Levada das Cruzinhas, em Santana, a Levada dos Zimbreiros, na Ponta do Sol e melhorar as casas de abrigo da Fajã do Penedo, da Fajã da Nogueira e da Lagoa do Santo da Serra. As três intervenções vão melhorar a distribuição de água de rega para 887 explorações agrícolas e melhorar as condições de trabalho dos levadeiros. As obras vão começar a partir de março deste ano e devem estar concluídas até junho de 2024.

Ana Catarina Mendes representa Governo no debate de urgência do PSD
A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, vai representar o executivo no debate de urgência requerido pelo PSD sobre “situação política e a crise no Governo”, hoje agendado para quarta-feira.

Governo altera receita das entidades gestoras pela cobrança de taxas no vinho
O Governo decidiu ajustar a contrapartida atribuída às entidades gestoras pela cobrança das taxas de controlo e de promoção do vinho, na sequência do crescimento do número e vinhos com denominação de origem (DO) ou Indicação Geográfica (IG).

Unidade de Saúde do Porto Santo deverá estar concluída em 2025 (áudio)
A futura unidade de saúde do Porto Santo deverá estar concluída em setembro de 2025. As obras arrancam a meados deste ano, garante o presidente do governo.

PS recomenda realização de caracterização das pessoas em situação de sem-abrigo na Madeira (áudio)
O PS recomenda ao Governo Regional que realize uma caracterização das pessoas em situação de sem-abrigo na Madeira e que dê a conhecer a realidade a todos os partidos. Uma proposta que tem o apoio da restante oposição. Mas a maioria afirma que já existe uma atuação junto das pessoas que vivem nas ruas por parte das entidades ligadas a segurança social e as autarquias.

Reações dos partidos madeirenses às nomeações de Galamba e Gonçalves (áudio)
O primeiro-ministro separou em dois o ministério que era tutelado por Pedro Nuno Santos. Na Madeira o secretário regional dos Equipamentos e Infraestururas passa agora a ter de lidar com dois ministérios.

Governo: Presidente promete retirar conclusões se remodelação não funcionar
O Presidente da República admitiu hoje que primeiro-ministro quis “mexer o menos” possível no Governo, mas prometeu que retirará as suas conclusões se a remodelação governamental com “prata da casa” não funcionar.

Jardim diz que Galamba é uma ameaça à Madeira (vídeo)
Alberto João Jardim e Maximiano Martins têm visões distintas da governação de António Costa. Jardim teme a promoção de João Galamba a ministro, pois este sempre foi contra a Madeira. Já Martins continua a acreditar em António Costa. Jardim aconselha Albuquerque a elevar o nível dos futuros deputados, pois considera que os atuais são muito fraquinhos. E acrescentou que o fogo de artifício foi mau, opinião partilhada por Maximiano Martins. Comentário politico no Telejornal da RTP-Madeira

A Madeira tem 332 milhões de euros de fundos europeus (vídeo)
Este ano a Madeira terá 332 milhões de euros de fundos europeus para executar. A maioria para projetos do setor público. Para o secretário regional das Finanças, o grau de concretização dependerá da estabilidade económica e financeira internacional.

PCP considera a linha IVESTRAM uma fraude (vídeo)
O PCP considera "uma fraude", a linha IVESTRAM, que foi criada pelo Governo para apoiar as empresas durante o período da pandemia da covid. O partido, diz que foram excluídas as pequenas e micro-empresas.

Albuquerque diz que o fogo de artifício correu bem (vídeo)
O presidente do Governo Regional diz que o fogo de artifício correu bem. "Não vale a pena inventar problemas onde não existe". É reação e Miguel Albuquerque às críticas e alguns críticos sobre o espetáculo pirotécnico do fim-do-ano.

MP abriu um inquérito a indemnização milionária (vídeo)
O Ministério Público abriu um inquérito sobre a indemnização da TAP paga a Alexandra Reis. Em causa a indemnização de 500 mil euros paga à ex-secretária de Estado do Tesouro, na altura em que abandonou a transportadora aérea

João Galamba é o novo ministro das Infraestruturas (vídeo)
Sai um ministro, entram dois. João Galamba vai ser o próximo ministro das Infraestruturas. Deixa assim a secretaria de Estado da Energia. Marina Gonçalves vai tutelar o novo Ministério da Habitação, uma área que já tutelava como secretária de Estado. Substituições de Pedro Nuno Santos, que se demitiu na sequência do caso da indemnização paga pela TAP. António Costa quebrou o silêncio para garantir que haverá continuidade e que o Ministro das Finanças não está em causa

Pedro Fino espera que mudança de ministros seja início de estabilidade governativa (áudio)
Serão dois ministérios em vez de um: O Ministério das Infraestruturas e o Ministério da Habitação. O ministro das Infraestruturas será João Galamba, até agora secretário de Estado das Infraestruturas. A Ministra da Habitação será Marina Gonçalves, até agora secretária de Estado da Habitação. Esta foi a solução encontrada por António Costa para resolver a demissão de Pedro Nuno santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação.

Catarina Martins defende saída do ministro das Finanças
A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje que o ministro das Finanças não tem condições para continuar no cargo, e acusou o Governo de "conviver bem" com o "regime de privilégios" existente no Conselho de Administração da TAP.

João Galamba ministro das Infraestruturas e Marina Gonçalves ministra da Habitação
O primeiro-ministro, António Costa, propôs hoje os atuais secretários de Estados João Galamba e Marina Gonçalves, respetivamente para as funções de ministro das Infraestruturas e de ministra da Habitação.

Inquérito sobre a poluição luminosa em elaboração (áudio)
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves pede a colaboração da população para criar um documento científico que possa ajudar as autarquias a terem no futuro um plano diretor para a iluminação pública.

De irrealista a adequado e um aviso ao governo (vídeo)
Os partidos da oposição na Madeira fazem leituras diferentes à mensagem de ano novo do presidente da República. O PS achou o discurso adequado, o JPP fala em mensagem irrealista e o CDS diz que Marcelo Rebelo de Sousa deixou um alerta ao Governo da República

Marcelo avisa que a estabilidade só depende do governo (vídeo)
O presidente da República avisa que a estabilidade só depende do governo. Marcelo Rebelo de Sousa diz que 2023 é o ano decisivo desta década. Na mensagem de ano novo, o Chefe de Estado lembrou os cortes nos salários e o agravamento das desigualdades.