O Bloco de Esquerda diz que o Governo Regional não quis a autonomia quando o Governo da República quis dar a gestão à região do subsidio de mobilidade. Paulino Ascenção quer que os lideres dos dois governos resolvam de uma vez por todas esta questão.
O Presidente da Comissão Política do CDS desafia o Governo da República a avançar com a revisão urgente do subsidio de mobilidade. Rui Barreto participou no Ciclo de Conferências "Ouvir a Madeira" destinado a preparar o Programa de Governo do CDS.
A barragem do Pico da Urze, no Paul da Serra, fica concluída em agosto. Avaliada em 70,6 milhões de euros, vai permitir que no próximo ano 50% da energia da Região seja produzida através de energias renováveis.
O Primeiro-Ministro garante que no próximo mês deverá estar concluído o levantamento da situação dos lesados do BANIF. Na Ponta do Sol, António Costa ouviu também preocupações da comunidade oriunda da Venezuela.
O Governo da Madeira acusou hoje o líder do PS, António Costa, de faltar à verdade ao afirmar que o presidente do executivo regional não participou numa reunião em Bruxelas em que foi acordada uma "frente comum" pelas regiões ultraperiféricas.
Rui Barreto rejeita existir um entendimento com Miguel Albuquerque para uma solução de governo após as próximas eleições regionais. Na Comissão Politica Regional do CDS ficaram também muitas críticas ao PS.
O PS quer mais investimento nos cuidados primários de saúde. O grupo parlamentar dos socialistas visitou o Centro de Saúde do Bom Jesus.
O PSD acusa António Costa de ter mais tempo para promover candidatos do que para resolver os problemas da Madeira. Acusação foi feita numa iniciativa do grupo parlamentar do PSD.
O concelho do Funchal tem perdas na rede de água potável na ordem dos 62% mas o objetivo é reduzir até aos 30%. Em São Roque, uma obra de substituição da rede de distribuição de agua potável, deve ficar concluída em setembro.
A chefe de política externa, Federica Mogherini, em nome dos 28 estados membros acaba de pedir que sejam realizadas eleições presidenciais livres, transparentes e confiáveis para eleger um governo que represente verdadeiramente a vontade dos cidadãos. Uma posição conjunta já explicada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, em declarações à Antena 1.
O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu na sexta-feira que o essencial para a Venezuela é haver eleições livres, sendo que o avanço para o sufrágio é a “peça-chave da evolução” deste país.
O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou hoje que está "obcecado" pela Madeira, do mesmo modo que está por "todo o território nacional" como líder partidário e primeiro-ministro.
Espanha, a França e Alemanha vão reconhecer o líder parlamentar Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, caso Nicolás Maduro não convoque eleições no prazo de oito dias.
O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, disse hoje que não se prestará para um falso diálogo com o Presidente Nicolás Maduro. "Quando a repressão não lhes dá resultado começam com um falso diálogo (…) o mundo e o regime devem perceber que para falsos diálogos, aqui, ninguém está interessado", disse.
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse hoje que, pela paz no país, está na disposição de reunir-se com o opositor Juan Guaidó, que se autoproclamou Presidente interino da Venezuela, para iniciar "um diálogo nacional".
Ou Nicolas Maduro aceita realizar “eleições livres no mais breve prazo possível”, ou a União Europeia (UE) reconhecerá que só Juan Guaidó o pode fazer, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.
Os deputados do PCP no parlamento da Madeira anunciaram hoje ter requerido um debate potestativo subordinado ao tema “Sobre a Gestão Danosa do Litoral da Região Autónoma da Madeira”, que está agendado para 07 de fevereiro.
A deputada do PS na Madeira, Sofia Canha, reafirmou hoje que o partido “insiste em trazer para o debate e para a agenda política” os problemas vividos na área da saúde, exigindo “medidas concretas e sérias”.