Política

Portugueses a caminho da segurança
O treinador de futebol português Paulo Fonseca, com a sua família, já deixou a Ucrânia rumo à Roménia, pela Moldávia, confirmou hoje à Lusa a assessoria do técnico português.

Madeira aloja ucranianos em hotel
Invasão da Ucrânia pela Rússia deixou centenas de turistas ucranianos na Madeira sem saber como regressar a casa. Meia centena optou por viajar hoje para a Lituânia. O Governo da Madeira decidiu alojar outros 36 turistas ucranianos no Pestana Bay, unidade instalada na Praia Formosa

Rússia ameaça sair do acordo nuclear
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia avisou hoje que o país pode optar por sair do acordo nuclear e congelar os ativos ocidentais na Rússia, considerando que as sanções são prova da "impotência política" do Ocidente.

Meia centena de portugueses repatriados
Cerca de 50 portugueses saíram da Ucrânia nas últimas horas nas missões organizadas pela embaixada portuguesa em Kiev e serão repatriados nas próximas horas, disse hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Mais 8 doentes internados com covid
De acordo com o boletim informativo do SESARAM, há nesta altura 71 doentes internados - mais oito que na véspera - dois deles na unidade de cuidados intensivos. Não há registo de novo óbito nas últimas 24 horas

Açores tem 5.079 infeções ativas
Os Açores identificaram, nas últimas 24 horas, 517 novos casos de covid-19, totalizando 5.079 infeções ativas e 33 internados, menos oito do que na sexta-feira, informa hoje a Autoridade Regional de Saúde.

Barco russo intercetado no Canal da Mancha
Um barco de comércio que transportava veículos para São Petersburgo, na Rússia, supostamente pertencente a uma empresa russa visada pelas sanções da União Europeia, foi desviado hoje em França, segundo as autoridades marítimas locais.

Zelensky diz que quebrou o plano da Rússia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garantiu hoje que "quebrou o plano" da Rússia ao terceiro dia da invasão do seu país, pedindo aos russos que digam a Vladimir Putin para parar a guerra.

Guerra fez 198 mortes e 1.100 feridos
O número de vítimas mortais desde que começou a invasão russa da Ucrânia, na quinta-feira, ascende a 198, incluindo três crianças, havendo ainda a contabilizar mais de 1.100 feridos, segundo o ministro da Saúde ucraniano, Viktor Lyashko.

Boris Johnson deixa apelo ao povo em russo
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, gravou uma mensagem na qual afirma, em russo, e dirigida ao povo da Rússia: "Não acredito que esta guerra esteja a ser travada em vosso nome", refere a EFE.

400 enfermeiros perto da reforma (áudio)
Cerca de 400 enfermeiros vão, nos próximos anos, pedir a aposentação. A estimativa e feita pela Ordem dos Enfermeiros. O responsável pela ordem na Madeira, Nuno Neves diz ser importante pensar o futuro tendo isto em conta. Um dos maiores desafio à classe e a admissão de novos profissionais no ano passado foram 80 .

PS sugere impostos mais baixos (vídeo)
O PS diz que é urgente inverter o ciclo de empobrecimento em que a Região se encontra. Para isso, o partido sugere que o Governo Regional baixe os impostos, em sede de IRS e de IVA.

JPP critica falta de plano de contingência (vídeo)
O JPP responsabiliza o Governo Regional por não por em prática o plano de contingência do aeroporto da Madeira. O Juntos Pelo Povo cita o que foi aprovado, para a introdução de um navio rápido para ligar o Porto Santo ao Caniçal, para os passageiros dos aviões que divergem para a ilha dourada.

Controlo de tráfego (vídeo)
Até ao final do verão, o Funchal terá montado um sistema de monitorização de tráfego automóvel. Um sistema com quase 30 câmaras de vídeo, instaladas na cota 40 e nas entradas da cidade.

Impacto da guerra em Portugal (vídeo)
A Rússia e Ucrânia representam pouco no total das exportações portuguesas. Apesar disso há empresas portuguesas que dependem destes mercados nomeadamente vinho e cortiça. O governo estuda agora com Bruxelas medidas de apoio tendo em conta as regras da concorrência.

Câmara do Funchal solidária com a Ucrânia
A autarquia associa-se à iniciativa que decorre, um pouco por todo mundo, em que monumentos e edifícios públicos iluminam-se durante a noite num ato simbólico contra a guerra e em defesa da paz.

Rússia está a enfrentar mais resistência do que esperava
A ofensiva russa na Ucrânia «perdeu ímpeto» nas últimas 24 hora, perante uma «maior» resistência dos militares ucranianos do que Moscovo esperava, informou hoje um alto funcionário do Pentágono.

NATO ativa pela primeira vez força de reação rápida
A NATO mobilizou pela primeira vez elementos da sua força de reação rápida, que inclui militares portugueses, para «evitar transgressões em território da NATO», perante a invasão russa à Ucrânia, revelou hoje a Aliança Atlântica.