O voto de solidariedade “com o povo da Ucrânia”, da autoria do PSD, foi, assim, aprovado por maioria, o mesmo acontecendo com a iniciativa do PCP, designada “voto de solidariedade com as vítimas da guerra na Ucrânia, pela construção da paz e contra a guerra”, que contou com a abstenção da bancada social-democrata.
Já o voto de solidariedade “para com as vítimas da guerra na Ucrânia”, da autoria do PS, maior partido da oposição regional, foi aprovado por unanimidade.
No parlamento da Madeira estão representados cinco forças partidárias: PSD (21 deputados) e CDS-PP (três deputados), que suportam o Governo Regional em coligação, PS (19 deputados), JPP (três deputados) e PCP (um deputado).
Na reunião plenária de hoje foram também debatidos e votados dois projetos de resolução, um da autoria do PCP, para “garantir a certificação da castanha regional, criando a Denominação de Origem Protegida”, outro do PS, que recomenda ao Governo Regional a requalificação do Centro de Processamento da Castanha da Freguesia do Curral das Freiras.
As duas iniciativas foram chumbadas pela maioria PSD/CDS-PP e o mesmo aconteceu com um projeto de resolução JPP que solicitava ao executivo a realização de um estudo de viabilidade para construção de uma segunda rampa ro-pax e respetivo terrapleno de apoio no porto do Funchal.
Lusa