O ex-secretário das Finanças da Madeira Rui Gonçalves disse hoje que o vice-presidente do Governo Regional não esteve envolvido no acordo com a construtora AFAVIAS, que reduziu a sua dívida de 96,3 milhões para 55,5 milhões de euros (Vídeo)
O relatório da Comissão de Inquérito à Política de Gestão da TAP em relação à Madeira, hoje aprovado por maioria no parlamento regional, aponta várias falhas ao Governo da República e recomenda maior empenho no princípio da continuidade territorial (Vídeo)
O Governo da República está a acautelar as medidas legais para garantir que a Coleção Berardo de Arte Moderna não seja vendida pelo empresário e continue acessível ao público, no Centro Cultural de Belém. O assunto foi discutido em Conselho de Ministros. Hoje reúne-se o Conselho das Ordens para avaliar se retira ou não as condecorações a Joe Berardo.
“As alterações climáticas: Salvar os Oceanos” são o tema da sessão plenária do Parlamento Jovem que decorre sexta-feira na Assembleia Legislativa da Madeira, foi hoje anunciado.
Uma recomendação do Bloco de Esquerda, para que seja reaberto o Centro Educativo da Madeira que está encerrado desde 2013, recolheu o apoio de todos os partidos. A reabertura do Centro Educativo da Madeira depende da vontade política do Governo da República. O PSD diz que é mais um caso de como o governo central trata a Madeira. O assunto foi debatido no parlamento madeirense.
Foram criados três grupos de trabalho para resolver a situação das listas de espera do Serviço de Saúda da Madeira (SESARAM). Na Comissão de Inquérito da Assembleia Legislativa da Madeira, a diretora clínica do SESARAM garantiu que no primeiro trimestre de 2019 foram realizadas mais 75% de cirurgias do que em igual período do ano passado.
Correia de Campos, ex-Ministro da Saúde, aconselha uma gestão de alta qualidade no novo hospital e mostra-se preocupado com os tempos médios de espera para uma cirurgia na Madeira.
O líder do CDS Madeira, Rui Barreto, condena o “populismo e irresponsabilidade do candidato do PS às próximas eleições regionais". O líder centrista diz que Paulo Cafôfo “já não governa a Câmara Municipal do Funchal, já não está atento aos problemas da cidade do Funchal e está a usar os meios da CMF para fazer propaganda”, e salienta que o presidente da câmara devia estar preocupado com a Frente Mar Funchal, uma empresa municipal, que tem as contas penhoradas.
O grupo parlamentar do PS/Madeira entregou hoje na Assembleia Legislativa um requerimento para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito às relações financeiras entre o Governo Regional e a empresa Afavias.
O presidente do Conselho Médico da Madeira da Ordem dos Médicos disse hoje no parlamento regional que está a ser feito um "empolamento" sobre a medicina nuclear, considerando que a questão em si "não é tão preocupante".
O grupo de trabalho que analisa as viagens dos deputados já alcançou consenso para que a morada efetiva de cada parlamentar seja a do Cartão de Cidadão e que só serão pagas as deslocações efetivamente realizadas e declaradas.
Os partidos políticos estão dispostos a rever a lei eleitoral para que a lei da paridade seja também aplicada nas eleições regionais. Ainda assim maioria das forças políticas garante que há equilíbrio na composição das listas. O esclarecimento surge depois do Presidente da República ter afirmado que a paridade está por cumprir na Madeira e nos Açores. Apenas 23% dos deputados no parlamento regional são mulheres.
O diretor do serviço de Hemato-Oncologia da Madeira, Fernando Aveiro, refutou hoje as acusações de negligência e má prática médica feitas pelo coordenador da Medicina Nuclear, Rafael Macedo, considerando que são "mentiras" e geram "alarme" na população (Vídeo)
O secretário da Saúde da Madeira afirmou hoje que a dívida do Serviço Regional de Saúde foi reduzida de 600 milhões de euros para 200 milhões nos últimos quatro anos (Vídeo)
O presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa, Victor Freitas, disse hoje que na Madeira existem 76.000 atos médicos em listas de espera e defendeu um "resgate de urgência" no Sistema Regional de Saúde (SESARAM) (Vídeo)
Nesta terça-feira, os presidentes dos parlamentos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, que compõem a Macaronésia, participaram na conferência parlamentar sobre “A Macaronésia: laboratório da biodiversidade do Atlântico”, enquadrada nas Jornadas Atlânticas. No encontro foram debatidos dois módulos com temas relacionados com a oceanografia e a biodiversidade no Atlântico Médio e a transição para a economia azul e turismo sustentável. As próximas Jornadas Parlamentares Atlânticas realizam-se no próximo ano em Cabo Verde.
Os presidentes dos parlamentos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, que compõem a Macaronésia, assumiram hoje na Praia, ilha de Santiago, “tolerância zero” ao plástico que ameaça os oceanos, disse o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.
O PS indicou hoje quatro dos seus vice-presidentes para integrar a futura comissão de inquérito parlamentar à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e escolheu como coordenador da equipa o deputado João Paulo Correia. Além de João Paulo Correia, entre os sete efetivos socialistas, figuram na lista divulgada pelo PS os vice-presidentes da bancada socialista Fernando Rocha Andrade, João Marques e Carlos Pereira.
O presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Joaquim Barreto, disse hoje que a visita à Madeira pretende promover o contacto "com algumas realidades da ilha", nomeadamente as atividades na área florestal e aquacultura.