Notícias

Subida do preço dos alimentos nas próximas semanas
A Cerealis, empresa detentora das marcas Nacional e Milaneza sediada na Maia, no distrito do Porto, admitiu ser «previsível» que o impacto das consequências da guerra na Ucrânia no preço dos alimentos seja «inevitável» durante «as próximas semanas».

NATO teme que «próximos dias sejam piores» e Rússia avance para outros países
O secretário-geral da NATO disse hoje temer que “os próximos dias sejam piores” na Ucrânia, devido à guerra causada pela invasão russa, e que a Rússia avance para outros países da Aliança, como a Geórgia ou a Bósnia-Herzegovina.

«Guerra também tem regras e Rússia não está a respeitá-las»
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje em Bruxelas que, além de ter violado «todos os princípios do direito internacional» ao invadir a Ucrânia, a Rússia está também a desrespeitar «as regras da guerra».

Ataque russo a central ucraniana revela perigo potencial de desastre nuclear
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, considerou hoje que o ataque russo desta madrugada contra a central ucraniana de Zaporizhzhia revela “quão perigosa é esta guerra” na Ucrânia, demonstrando ainda o “perigo potencial de um desastre nuclear”.

Portugal recebeu 1158 pedidos de proteção temporária
Mais de 1100 pessoas pediram proteção temporária a Portugal desde o início da invasão russa à Ucrânia, revelou hoje à agência Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Açores com 478 novas infeções
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 478 novos casos positivos de covid-19 e 1.060 recuperações, totalizando o arquipélago 3.416 infeções ativas, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

UMa tem nova pós-graduação em Direito Administrativo (áudio)
É o resultado de uma parceria entre a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a Universidade da Madeira e o Conselho Regional da Ordem dos Advogados.

Gasóleo dispara 14 cêntimos na próxima semana e fica mais caro que gasolina
Os preços do gasóleo e da gasolina vão disparar na próxima semana, com subidas superiores a 14 e oito cêntimos por litro, respetivamente, acompanhando a subida das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais, segundo fontes do setor.

Europa deve «aumentar investimento na segurança» (áudio)
Para o presidente do Governo Regional o conflito entre a Rússia e a Ucrânia veio aumentar essa necessidade.

Ucranianos querem construir uma nova vida na Região (áudio)
Os ucranianos, que estavam de férias de Madeira e resolveram ficar, querem trabalhar e construir uma nova vida.

Há mais dois doentes internados com covid-19
No dia de ontem nas duas unidades hospitalares, Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros, estavam internados 610 doentes. Destes, 78 estão internados na área Covid-19.

Russos retidos na Madeira a caminho de casa
Já estão a caminho de casa os 223 turistas russos que ainda estavam na Madeira, retidos pelo encerramento do espaço aéreo, na sequência da guerra na Ucrânia.

Semana marcada por 63 acidentes e 17 detidos por álcool
Sinistralidade rodoviária verificada no período compreendido entre o dia 25 de fevereiro a 3 de março de 2022.

UMa está a aceitar candidaturas aos mestrados
A Universidade da Madeira (UMa) está a aceitar candidaturas à primeira fase de acesso aos mestrados, até 31 de março, para a maioria destes cursos, e até 13 de abril, para o de Nanoquímica e Nanomateriais. As candidaturas são feitas exclusivamente online.

Movimento de passageiros cresceu em 2021, mas ficou aquém dos valores de 2019
Subidas nos principais indicadores face a 2020, mas sem alcançar os valores de 2019.

Destruição em Irpin (vídeo)
São imagens dos últimos ataques russos à cidade de Irpin, na Ucrânia. Recorde-se que os ataques russos estão atingir vários edifícios não militares.

Ataque à central nuclear é «uma tragédia»
A situação na Ucrânia é «uma tragédia» considera o presidente do governo, depois do ataque à maior central nuclear da Europa.

NATO diz que protegerá «cada centímetro» da Aliança
A NATO sublinhou hoje que é uma organização defensiva, que não procura o conflito armado com a Rússia, mesmo à luz da agressão à Ucrânia, mas advertiu que, se o conflito chegar à Aliança, protegerá «cada centímetro» do seu território.