Notícias

Densidade populacional na Região era de 313,0 habitantes por km2
Em 2021, a densidade populacional na Região Autónoma da Madeira era de 313,0 habitantes por km2, atingindo o valor mais elevado no Funchal (1 387,7 habitantes/km2) e o mais baixo no Porto Moniz (30,4 habitantes/km2). Por freguesia, este indicador atinge o valor máximo em S. Pedro (4 834,9 hab/km2) e o valor mínimo na Ribeira da Janela (10,8 hab/km2).

PSP identificou homem por crimes de roubo de esticão
O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira informa que procedeu à identificação de um cidadão do sexo masculino, com a idade de 40 anos, natural do concelho de Machico e residente no Funchal, pelos crimes de roubo por esticão.

CMVM alerta para risco elevado de ataques cibernéticos a mercados financeiros em 2023
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para o risco elevado de ataques cibernéticos “aos mercados financeiros e seus intervenientes” para o ano, classificando esta tendência como “ascendente”, segundo um relatório publicado pela entidade.

José Gomes apresentado pelo Marítimo (fotogaleria)
O treinador orientou o treino de hoje no complexo desportivo na Ribeira Brava.

Fernando Santos já não é treinador da seleção
Após oito anos no comando técnico da equipa das quinas, o percurso de Fernando Santos chegou ao fim. A Federação Portuguesa de Futebol e o técnico de 68 anos chegaram a acordo para a cessação de contrato. A oficialização da saída deverá ser anunciada ainda hoje.

Cultura empregou 187.700 pessoas em 2021, valor mais alto de uma década
O setor cultural empregou 187.700 pessoas em 2021, o que representou mais 46.500 trabalhadores do que em 2020, e o melhor saldo de emprego desde, pelo menos, 2011, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Marcelo considera Portugal «se aguentou muito razoavelmente» em 2022
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que Portugal "se aguentou muito razoavelmente" em termos económicos neste ano de 2022, tendo em conta "a situação muito má do mundo".

Quarenta portugueses retidos no Peru devido à instabilidade no país
Quarenta cidadãos portugueses estão retidos no Peru devido à instabilidade no país, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Projeto de 16ME vai avaliar impacto das atividades de exploração no fundo do mar
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, lidera um projeto de 16 milhões de euros que visa desenvolver tecnologias para avaliar o impacto das atividades de exploração no fundo do mar.

«Norwegian Gem» e «Marella Explorer» movimentam 4815 pessoas
O “Norwegian Gem” e o “Marella Explorer” estão hoje acostados no Porto do Funchal e a movimentar 4815 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Novo hospital da Madeira deverá ser dos mais inovadores no país e Europa (áudio)
A opinião é do coordenador do programa "H-innova", que diz que o futuro Hospital Central e Universitário da Madeira deverá ser um dos mais inovadores e tecnológicos hospitais nacionais e mesmo europeus. Telmo Vieira assume as vantagens da digitalização da saúde, já que os dados do INE apontam um acréscimo nos custos da saúde por paciente à volta de 11%.

ACIF preocupada com o aumento dos custos energéticos para 2023 (áudio)
A ACIF está preocupada com o aumento dos custos energéticos para 2023 e espera que o Governo Regional garanta uma compensação financeira para as empresas, tal como o Governo da República, que ontem anunciou um reforço de 500 milhões de euros adicionais no Orçamento do Estado.

Governo aprova novo apoio de 240 euros a ser pago em dezembro
O Conselho de Ministros aprovou hoje o apoio extraordinário de 240 euros dirigido a famílias que recebem prestações mínimas ou que beneficiem da tarifa social da energia, disse a Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Patrícia Mamona vai estagiar na Madeira (áudio)
A atleta olímpica Patrícia Mamona está na Madeira, para conhecer as infraestruturas da Região e preparar um futuro estágio na ilha. A medalhada olímpica quer promover a modalidade e incutir nos mais novos o gosto pelo atletismo e, se possível, pelo triplo salto.

Léo Pereira a caminho do Marítimo
O extremo Léo Pereira deverá reforçar o Marítimo a título de empréstimo do Atlético Goianiense. O brasileiro, de 22 anos, vai custar aos madeirenses cerca de 180 mil euros, pela cedência até ao final da temporada.

Proteção Civil da Madeira emite recomendações à população devido à previsão de mau tempo
O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira recomendou hoje à população que retire os objetos soltos das varandas e peitorais das janelas e aconselhou a cuidados especiais na circulação pelas zonas potencialmente mais afetadas pelo mau tempo.

Sky inaugura novo hub de desenvolvimento tecnológico na Madeira (áudio)
O gigante britânico de Media e Telecomunicações Sky inaugura hoje um novo hub de desenvolvimento tecnológico na Madeira. São instalações novas para uma equipa que tem vindo a crescer e que é responsável pela plataforma de distribuição de conteúdos, o streaming, Sky Showtime. Na Madeira trabalham 20 pessoas, de um total de 400 em Portugal, distribuídas também por Aveiro e Lisboa.

Missas do parto regressam sem restrições (áudio)
Hoje foi a primeira das nove missas do parto. A tradição voltou a cumprir-se, na maior parte das paróquias e será assim até ao dia 23 de dezembro. Em alguns locais as missas vão até ao dia 24 e este ano não há restrições aos festejos.

Filipe Cândido destaca a entrega dos alvinegros (áudio)
O Nacional venceu por 2-1 o Sporting da Covilhã, na terceira jornada do Grupo E da Taça da Liga de futebol, mas ambas as equipas da II Liga ficam pelo caminho na prova. Os madeirenses começaram a perder e conseguiram dar a volta ao marcador na segunda parte, só que o Gil Vicente venceu por 3-0 em Portimão e é a equipa de Barcelos que segue em frente na Taça da Liga.

Funchal destina 2,2 ME para juntas de freguesia do concelho (áudio)
A Câmara Municipal do Funchal vai destinar 2,2 milhões de euros para as juntas de freguesia do concelho em 2023. É um aumento de 30%, mais 512 mil euros em relação a 2022. Pedro Calado, diz que os contratos visam a descentralização de competências para que as juntas possam executar várias tarefas, mas lamenta a falta de responsabilidade do governo da República em cumprir com os seus deveres.