Notícias

Jaime Filipe Ramos reunido com Albuquerque na Quinta Vigia (vídeo)
O presidente do Governo Regional chegou à residência oficial um pouco antes das 10h00. O líder do executivo madeirense não prestou quaisquer declarações aos jornalistas.

PAN exige novo presidente para o Governo Regional (áudio)
Num comunicado, o PAN avisa que rompe o acordo de incidência parlamentar se Miguel Albuquerque não se demitir e for substituído.

Greve dos funcionários judiciais pode afetar interrogatório (vídeo)
A greve dos funcionários judiciais não conta com serviços mínimos que podem colocar em causa algumas diligências. O prazo para Pedro Calado, Avelino Fartinha e Custódio Correia serem ouvidos termina hoje, tendo me conta que foram detidos já na quarta-feira.

Advogado de Calado antevê fim de semana de muito trabalho (vídeo)
Paulo de Sá e Cunha, advogado do autarca do Funchal, diz que a estratégia tem de ser feita à medida com que se vão conhecendo os factos, mas não antecipa mais informações.

Filipe autoriza bomba e ignora insatisfação de 800 moradores (vídeo)
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz afirma que a implementação de um novo posto de combustível no Caniço é uma decisão assumida pela autarquia. Questionado por diversos partidos numa audição solicitada pelo PSD, Filipe Sousa afirma que a decisão foi tomada de forma consciente.

Democracias europeias enfrentam novas ameaças (vídeo)
O antigo Primeiro-Ministro inglês, Winston Churchill , foi o tema da segunda edição da conferência do atlântico. Para Randolph Churchill, as democracias europeias enfrentam novas ameaças.

Educação e ambiente são prioridades para o PPM (vídeo)
Paulo Brito lidera a lista do PPM pelo circulo da Madeira nas legislativas nacionais. Ao entregar a lista no tribunal da comarca da Madeira, o candidato afirmou que a educação e o ambiente são temas prioritários a serem debatidos na República.

Promover a cooperação entre as organizações europeias (vídeo)
Promover a cooperação entre as organizações europeias é o objetivo principal do Fórum Europeu da Guarda Costeira. O evento decorre até esta quinta-feira na Madeira e conta com a participação de 100 especialistas.

Assembleia aprova retribuição mínima mensal (vídeo)
Vários partidos da oposição consideram que Miguel Albuquerque não tem legitimidade política para continuar a frente do governo regional. E querem saber quando é que o líder do executivo vai pedir o levantamento da imunidade parlamentar. Dos partidos que suportam o governo, ninguém se referiu a megaoperação, desencadeada ontem pelo DCIAP. Isto numa sessão plenária onde foi aprovada a retribuição mínima mensal garantida para vigorar em 2024.

Dois aviões da Força Aérea e 300 agentes (vídeo)
Não há memória de uma operação policial que tenha envolvido tantos meios. A Judiciária pediu ajuda à Força Aérea para o transporte de agentes para a Madeira.

Contratos suspeitos de 260 milhões de euros (vídeo)
Neste caso o Ministério Público acredita que as empresas de Avelino Farinha, um dos arguidos na investigação na Madeira, poderão ter sido favorecidas em negócios com entidades públicas do arquipélago. Documentos a que a RTP teve acesso detalham contratos públicos com estas empresas que ascendem a pelo menos 260 milhões de euros.

PAN retira confiança politica em Miguel Albuquerque
PAN pede a demissão de Miguel Albuquerque mas apoia coligação PSD/CDS com outro presidente do governo

Calado, Custódio e Avelino nos calabouços da PJ (vídeo)
Os três arguidos detidos na mega Operação da policia judiciaria estão em Lisboa e vão ser presentes ao juiz de instrução.

Miguel Albuquerque vai pedir o levantamento da imunidade (vídeo)
Miguel Albuquerque vai pedir o levantamento da imunidade como presidente do governo regional e como membro do Conselho de Estado. Reafirma que não se demite mesmo depois de ter sido constituído arguido. O presidente do governo regional é suspeito de fazer parte de uma teia de alegados favorecimentos entre o executivo madeirense e empresas.

Sócrates vai a julgamento mas diz que vai recorrer (vídeo)
Está decidido José Sócrates, vai mesmo ser julgado por corrupção no Processo da Operação Marquês. Três juízas do Tribunal da Relação decidiram aceitar os argumentos do recurso do Ministério Público e reverteram a decisão inicial do juiz Ivo Rosa. A Relação considera agora que em relação ao antigo primeiro ministro há fortes indícios da prática de três crimes de corrupção, treze de branqueamento de capitais e seis de fraude fiscal. No total e segundo este acórdão o antigo Primeiro-ministro é pronunciado por 22 crimes. José Sócrates diz que vai recorrer da decisão.

“Esta polémica não é uma surpresa” (áudio)
Disse Maximiano Martins, atendendo às denúncias feitas anteriormente por Sérgio Marques.

Licenciamento da construção de bomba de gasolina teve por base pareceres externos (áudio)
Nomeadamente da direção regional de Estradas e da direção de Economia.

Partido Popular Monárquico entregou lista para as eleições legislativas (áudio)
Paulo Brito é o cabeça de lista e acredita na eleição de um deputado.