Justiça

Pedro Calado começa hoje a ser interrogado (vídeo)
Só no final de todos os interrogatórios é que vão ser conhecidas as medidas de coação.

Concluído interrogatório ao empresário madeirense Avelino Farinha (vídeo)
O interrogatório ao empresário Avelino Farinha no âmbito do processo que investiga suspeitas de corrupção na Madeira já terminou, adiantou o seu advogado, Raul Soares da Veiga.

Falta de acesso às bases de dados do SEF não compromete investigação da PJ
O Sistema de Segurança Interna garantiu hoje que a investigação criminal da PJ “não está comprometida” por falta de acesso às bases de dados do extinto SEF, mas admitiu existir “problemas estruturais herdados” do antigo serviço de segurança.

Inquirição do empresário Avelino Farinha prossegue à tarde e deve terminar ainda hoje
O interrogatório do empresário madeirense Avelino Farinha vai prosseguir hoje à tarde, após ter sido retomado de manhã, e o advogado Raul Soares da Veiga prevê que a inquirição termine ainda hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Advogado de Calado acredita que prisão preventiva é um cenário “sem cabimento” (vídeo)
O antigo presidente da Câmara do Funchal ainda não foi ouvido em tribunal.

PJ desmente nome da operação na Madeira
A dita "Operação Zarco" não existe. A PJ confirmou que ainda não há nome para a operação que levou à detenção do antigo presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado.

Tribunal administrativo de Lisboa confirma proibição da manifestação de extrema-direita
O tribunal administrativo do círculo de Lisboa (TACL) confirmou hoje a decisão da Câmara Municipal de Lisboa (CML) de proibir a realização da manifestação “Contra a islamização da Europa” promovida por grupos de extrema-direita para este sábado.

Avelino Farinha começou a ser ouvido em tribunal (vídeo)
Custódio Correia já terminou o interrogatório. Já o antigo presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, apenas deverá ser ouvido na próxima semana.

Ministério Público admite amnistia em 134 dos 377 crimes imputados a Rui Pinto
O Ministério Público (MP) admitiu hoje, em debate instrutório, a aplicação da lei da amnistia a 134 dos 377 crimes imputados ao criador do Football Leaks, Rui Pinto, remetendo essa decisão para a juíza de instrução.

Apenas Custódio Correia já foi ouvido (áudio)
Avelino Farinha deverá começar a ser ouvido esta tarde no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa.

Custódio Correia respondeu ao juiz pelo 2.º dia (vídeo)
O interrogatório, que tinha começado nesta quinta-feira, foi retomado esta sexta-feira, pelas 9h20. A expectativa é que o interrogatório ao empresário termine até ao final do dia de hoje.

Oito arguidos por tráfico de droga no Porto Santo foram todos condenados
Os oito arguidos de um grupo que dominava o tráfico de droga na ilha do Porto Santo foram todos condenados, esta tarde, no tribunal do Funchal (Edifício 2000), mas apenas três apanharam pena efetiva, entre 5 anos e meio e 6 anos de prisão.

Advogados dos suspeitos de corrupção na Madeira chamados “de urgência” ao tribunal
Os advogados dos suspeitos de corrupção na Madeira foram hoje chamados “de urgência” ao tribunal no Campus de Justiça, em Lisboa, onde estava a decorrer o interrogatório ao empresário Custódio Correia, um dos três detidos.

Dubai Madeira liga Calado, Farinha e Correia a negócio de 300 milhões (vídeo)
Os dois empresários detidos são sócios na empresa Varino que junta os grupos AFA e SOCICORREIA. E há também ligação a Pedro Calado.

Já começaram os interrogatórios judiciais
Começou, esta tarde, o primeiro interrogatório judicial a um dos três arguidos no caso de alegada corrupção na Madeira.

Juízes preocupados querem mudar a lei
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) disse hoje que “está preocupado” com a demora nos primeiros interrogatórios judiciais, admitiu estudar “soluções práticas” para fazer face à limitação de um direito constitucional dos arguidos e sugeriu mudanças na lei.

Lesados com estatuto de vítima ponderam processar Estado junto de Bruxelas
As associações representativas dos quase 1.700 lesados do BES com estatuto de vítima ponderam processar o Estado português junto da Comissão Europeia, caso os seus pedidos de indemnização sejam encaminhados para um tribunal civil.

Calado, Farinha e Correia ainda não foram interrogados (vídeo)
Hoje, o início dos interrogatórios estava previsto para as nove e meia da manhã mas não aconteceu.