Embora com algumas limitações, está de volta o arraial do monte. É uma das maiores festas religiosas da Madeira. O presidente da Câmara quer um regresso mais seguro e quer uma festa com forte pendor religioso.
A docente Maria José Vital é quem coordena a iniciativa que vai decorrer amanhã e segunda-feira, das 21h30 às 00h30, na entrada da Escola Secundária B+S Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.
As memórias das primeiras viagens dos emigrantes madeirenses para Caracas estão reunidas numa exposição promovida pelo semanário português "Correio da Venezuela". Estão expostas fotografias dos viajantes dos barcos que faziam as ligações entre os anos 50 e 70 do século passado e também malas antigas de passageiros. A mostra pode ser visitada no consulado geral de Portugal em Caracas e vai também poder ser apreciada noutros espaços na Venezuela.
Todas as sextas-feiras deste mês são exibidas películas, a partir das 21h30. Emanuel Gaspar, coordenador da Casa da Cultura de Santa Cruz, destaca a qualidade dos trabalhos que serão vistos pela primeira vez na Região, muitos deles premiados.
Depois de dois anos sem o contacto direto das equipas com os adeptos, regressou hoje a sessão de autógrafos. Uma oportunidade dos amantes do automobilismo estarem com os pilotos e navegadores que participam nesta edição do Rali Vinho Madeira.
A Casa dos Açores na Madeira celebra o primeiro aniversário da sua sede no próximo dia 02 de agosto, pelas 21 horas com um concerto no Auditório do Jardim Municipal do Funchal.
Este fim de-semana a Quinta Magnólia acolhe a terceira edição dos "Clássicos da Magnóla. O evento é aberto à população e junta os automóveis mais antigos em circulação na Madeira. Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo, informa que 33 carros, referentes aos anos 10, 20 e 30, vão marcar presença na iniciativa.
A mostra pretende ser um a montra da economia da ilha. José António Castro, da Associação de Comércio e Indústria, revela que 85 % dos presentes são empresas locais.
A importância de dar voz às comunidades na política regional foi um dos assuntos em destaque na abertura do Fórum Madeira Global. O presidente do Governo Regional defendeu a criação de um círculo eleitoral junto das comunidades.
A Semana Gastronómica de Machico vai custar ao município cerca de 200 mil euros.
Entre os dias 29 de julho e 7 de agosto a semana gastronómica regressa a Machico, na sua 35a edição. Ricardo Franco, presidente da autarquia, destaca parte do programa musical.
Desenvolver a agricultura em São Tomé e Príncipe, foi um dos principais assuntos em debate no Fórum de Qualidade e sustentabilidade Agroalimentar, organizado na cidade de São Tomé. Uma organização da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal que contou também com uma delegação madeirense, chefiada pelo Secretário da Agricultura.
Está a ser preparado um espaço, junto ao Campo Municipal Engenheiro Américo de Gouveia (Campo da Borda), que será disponibilizado pela autarquia para aqueles que queiram acampar, por ocasião da Semana do Mar. A Semana do Mar decorre no Porto Moniz de 25 a 31 de julho.
O 67.º Festival Eurovisão da Canção vai mesmo realizar-se no Reino Unido, em maio de 2023, anunciou hoje a União Europeia de Radiodifusão (EBU), depois de ter decidido que a Ucrânia não poderia receber o concurso.
No próximo ano, o festival Summer Opening vai voltar a ter o mesmo formato com quatro dias de concertos. Uma garantia deixada por Gonçalo Camacho, da organização. O último dia do festival ficou marcado por uma enchente no parque de Santa Catarina. Durante os dois fins de semana foram registadas mais de 23 mil entradas no recinto.
Após dois anos suspenso, devido à pandemia, está de regresso o Fórum Madeira Global. O "congresso" dedicado à diáspora madeirense realiza-se esta quinta feira e vai trazer 200 participantes à Região. O evento tem como tema "O Futuro das Comunidades", futuro que o diretor regional das comunidades quer garantir, com a nomeação de novos conselheiros. Rui Abreu confirmou a presença de Paulo Cafôfo, secretário de estado das Comunidades Portuguesas.
Madeira vai acolher no final de setembro dois grandes eventos internacionais associados à tecnologia digital. Um deles chama-se Imersive Global Summit e vai trazer à Madeira cerca de 3 mil empreendedores da área tecnológica. O segundo evento está relacionado com a escolha de dez projetos finalistas da empresa do multimilionário Elon Musk.
O evento traz à Região especialistas de empresas internacionais como a Google. A ideia é partilhar conhecimentos e dar a conhecer as ofertas de emprego.