A secção regional da Ordem dos Engenheiros Técnicos juntou estudantes e empresários para debater e pôr em prática pequenos projetos de inteligência artificial. O evento decorre hoje no Colégio dos Jesuítas e tem como objetivo sensibilizar e preparar atuais e futuros profissionais para os benefícios da inteligência artificial.
O Festival Colombo tem este ano o maior valor de sempre orçamentado pelo governo regional: 205 mil euros. Entre 14 e 17 de setembro, a taxa de ocupação dos hotéis do Porto Santo ronda os 93 por cento.
O concerto de abertura do ano letivo do conservatório realiza-se às 18h00. O espetáculo, que se realiza na Assembleia Legislativa, é o resultado do segundo estágio de bandolim e guitarra, que durante uma semana reuniu 33 alunos e 7 professores. A atuação inclui os sons das harpas, violas de arame, contrabaixos e do violino. Para além das músicas para bandolim, vão ser tocadas adaptações. O espetáculo tem entrada livre e está marcado para as 18h00.
Em Gaula, de hoje até domingo acontece a Festa da Amora, na comemoração dos 514 anos da freguesia, uma das mais antigas da Madeira. João Carlos Freitas, tesoureiro da junta de freguesia, descreve o programa.
Está prevista uma ocupação de 93 por cento para os dias do Festival Colombo, no Porto Santo. São esperados cerca de 4 mil visitantes de fora da ilha. Este ano, o Governo Regional investe 205 mil euros no evento. O festival realiza-se entre quinta-feira e sábado da próxima semana.
Realiza-se hoje, no Loreto, a procissão com a «nossa senhora», que é padroeira da aviação. A procissão é organizada pela confraria e reúne muitos pilotos, que acabam por transportar o andor de «nossa senhora».
Estão inscritas 40 equipas para a Volta à Madeira em automóveis clássicos. A prova é já este fim-de-semana. A caravana vai percorrer cerca de 250 km e passar por todos os concelhos da ilha.
Na corrida estão 40 viaturas. Na 6.ª feira está prevista uma passagem simbólica pelo pódio na Avenida Arriaga, seguido de um desfile das viaturas participante. Esta é uma das novidades deste ano, como sublinha Miguel Gouveia.
A Expo Porto Santo começa mais logo, às sete e meia da tarde. Este ano há 112 stands e estão representadas 50 empresas. O evento decorre nos próximos 10 dias, no pavilhão multiusos, entre as seis da tarde e a meia-noite.
Há espaço para apresentação e provas de vinhos generosos e tranquilos e não falta restauração e lazer. Na praça há também um pavilhão que faz uma apresentação digital do Vinho Madeira.
Na Ponta Delgada, os comerciantes fazem figas para que a chuva não afaste a população da festa do tradicional arraial do Senhor Bom Jesus.
A Ponta do Sol recebeu, esta quarta-feira, a última das cinco sessões da «Gaitada na Baixa». Trata-se de um projeto conjunto entre a Associação de Desportos e Natureza - Ponta do Sol (ADN Ponta do Sol) - através do bar A Baixa - e Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, numa perspetiva de valorizar e potencializar o pôr-do-sol único da frente mar da vila da Ponta do Sol.
O Governo português defendeu hoje a candidatura ibero-marroquina à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2030, independentemente dos dirigentes e de qualquer polémica, em resposta à agência Lusa.
A companhia «Dançando com a Diferença» encerra amanhã à tarde o festival Saal Biennall, que está a decorrer em Tallinn, na Estónia. Gregório Rojas, membro da companhia, explica «Ôss». Um espetáculo onde se dança com o corpo e não por causa do corpo. O Saal Biennall é o Festival de Dança e Artes Performativas mais antigo de Tallin.
Na vila de São Vicente, hoje, é mais um dia de festa.
O salão paroquial da Igreja de Gaula é palco, a partir das 20:45, do Festival Baila que Baila, um encontro de folclore da freguesia. Em palco estarão cinco grupos, adianta Manuel Sena, da organização.
Esta sexta-feira há noite aberta na estação de biologia marinha do Funchal, que vai abordar o Museu de História Natural do Funchal. O evento consiste na realização de várias visitas guiadas entre as 20h00 e as 21h00. Uma oportunidade de conhecer a estação.
De sexta-feira a domingo, decorre nos jardins da Quinta Magnólia a 1ª mostra de instalações artísticas. Com o tema «Colours in the Dark» foram convidados vários artistas madeirenses. A mostra é organizada pelo projeto Move, que Filipa Freitas começou na universidade e que pretende trazer a arte para a rua e colocar as pessoas a questionar as intervenções.
A independência da Ucrânia é assinalada na Madeira com uma caminhada e um concerto no Funchal, ao final da tarde. A marcha é aberta a quem quiser participar. Katerina Leacock afirma que a iniciativa é uma forma de agradecer à população madeirense todo o apoio aos ucranianos que residem na Região. A Ucrânia celebra os 32 anos da independência, quando se cumprem 18 meses da ofensiva militar da Rússia contra o país, que teve inicio a 24 de fevereiro de 2022.