Economia
Viagens de domingo e segunda foram canceladas
As viagens de amanhã, dia 18 de dezembro e de segunda-feira, dia 19 de dezembro foram canceladas devido às más condições meteorológicas que impossibilitam a atracação do navio no Porto Santo, em condições de segurança, informa a Porto Santo Line
Subida do preço do leite tardia e abrupta, mas necessária
O preço do leite e dos laticínios tem vindo a aumentar, pelo menos desde fevereiro, uma evolução que os produtores consideram tardia, abrupta, mas necessária face à pressão que os custos de produção exercem no setor desde 2021
Convívios de Natal enchem restaurantes (vídeo)
Há restaurantes com reservas quase todos os dias para jantares de Natal. Depois da pandemia, é o primeiro ano que as empresas e os grupos, voltam a organizar jantes para os amigos e funcionários.
Logislink Açores eleito melhor projeto de investimento
O Terminal Logístico da LOGISLINK em Ponta Delgada, empresa de logística integrada do Grupo Sousa acaba de ser eleito o melhor projeto de investimento dos Açores 2022, no evento 100 Maiores Empresas dos Açores, que decorreu, esta sexta-feira, 16 de dezembro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.
Ministro da Economia admite que crescimento económico chegue aos 6,8% em 2022
O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, disse hoje que 2022 será um ano histórico para a economia portuguesa, admitindo um crescimento que pode chegar aos 6,8%, o que é “extremamente significativo”.
Preço dos combustíveis volta a baixar na Região
A partir da próxima segunda-feira, ao preço da gasolina IO95 vai baixar cinco cêntimos, enquanto do gasóleo e do gasóleo marcado ou colorido vai baixar oito e sete cêntimos.
Banco de Portugal vê PIB a crescer 1,5% e inflação de 5,8% em 2023
O Banco de Portugal melhorou ligeiramente as previsões de crescimento do PIB para 6,8% este ano, mas piorou as de 2023 para 1,5%, e está mais pessimista quanto à inflação, prevendo 8,1% este ano e 5,8% em 2023.
Banco de Portugal vê PIB a crescer 1,5% e inflação de 5,8% em 2023
O Banco de Portugal melhorou ligeiramente as previsões de crescimento do PIB para 6,8% este ano, mas piorou as de 2023 para 1,5%, e está mais pessimista quanto à inflação, prevendo 8,1% este ano e 5,8% em 2023.
Valor dos trabalhos das empresas de construção com sede na Região cresceu 31,7%
Em 2021, o valor dos trabalhos realizados pelas empresas de construção da Região Autónoma da Madeira (RAM) fixou-se em 640,7 milhões de euros, traduzindo uma subida de 31,7% face ao ano anterior.
Governo Regional garante que a subida do salário mínimo na Madeira terá em conta trabalhadores (áudio)
O Governo Regional garante que a subida do salário mínimo na Madeira terá em conta os trabalhadores, mas também as empresas. No próximo dia 20, o acréscimo regional ao salário mínimo nacional será definido. Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, assegura equilíbrio na decisão que será tomada.
USAM propõe acréscimo de oito por cento a título de insularidade ao valor do salário mínimo nacional (áudio)
O Governo da República aprovou o aumento do salário mínimo para os 760 euros a partir de Janeiro. Na Madeira há um acréscimo insular ao valor que ainda não está definido, mas que o coordenador da USAM, Alexandre Fernandes, pede que seja 8 por cento.
Dados de 2020 revelam que a economia da Região sofreu queda de -15,4% face ao ano anterior, em termos reais
A informação final para o ano de 2020 revela que o Produto Interno Bruto (PIB) regional não ultrapassou naquele ano os 4 449,6 milhões de euros, traduzindo uma queda de 15,4% em termos reais face ao ano anterior. Assim, o desempenho da economia da RAM foi revisto em baixa (a redução do PIB na versão preliminar era de 14,3%) e a variação ficou num patamar substancialmente inferior à média do País (-8,3%).
Empresa de Eletricidade da Madeira vai rever plano de investimentos para os próximos anos (áudio)
A decisão foi revelada à Antena 1 por Francisco taboada, presidente do conselho de administração da empresa, e surge na sequência de uma recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A ERSE recomenda que a Eletricidade da Madeira reduza o investimento de 65,1 milhões de Euros proposto para o triénio 2022-2024 ao nível do transporte e distribuição em alta e média tensão no arquipélago.
PIB regional recupera significativamente em 2021, mas sem alcançar o valor de 2019
O INE, na sua primeira estimativa para o ano de 2021, aponta para uma taxa de variação do PIB na RAM de +8,0%, em termos reais (ou seja, excluindo o efeito da variação de preços), constituindo este o registo mais elevado entre as regiões NUTS II do País e ficando substancialmente acima da média nacional (+5,5%). O desempenho da Região deve-se à forte recuperação dos serviços prestados às empresas, da atividade turística e das atividades que dela dependem.
Aguardente branca pode vir a faltar na Região (vídeo)
A aguardente branca pode vir a faltar na Região. Os engenhos já começaram a recusar encomendas e os próximos 3 meses vão implicar uma gestão rigorosa dos stocks. Ao consumo local, acresce a grande presença de turistas na Região.
Orçamento da Madeira para 2023 aprovado com votos a favor de PSD e CDS
O Orçamento da Madeira para 2023, de 2.071 milhões de euros, foi hoje aprovado em votação final global, com os votos favoráveis dos partidos que suportam o executivo regional (PSD/CDS-PP) e contra da oposição (PS, JPP e PCP).
CMVM alerta para risco elevado de ataques cibernéticos a mercados financeiros em 2023
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para o risco elevado de ataques cibernéticos “aos mercados financeiros e seus intervenientes” para o ano, classificando esta tendência como “ascendente”, segundo um relatório publicado pela entidade.
Marcelo considera Portugal «se aguentou muito razoavelmente» em 2022
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que Portugal "se aguentou muito razoavelmente" em termos económicos neste ano de 2022, tendo em conta "a situação muito má do mundo".
«Norwegian Gem» e «Marella Explorer» movimentam 4815 pessoas
O “Norwegian Gem” e o “Marella Explorer” estão hoje acostados no Porto do Funchal e a movimentar 4815 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
ACIF preocupada com o aumento dos custos energéticos para 2023 (áudio)
A ACIF está preocupada com o aumento dos custos energéticos para 2023 e espera que o Governo Regional garanta uma compensação financeira para as empresas, tal como o Governo da República, que ontem anunciou um reforço de 500 milhões de euros adicionais no Orçamento do Estado.