A despesa com juros da dívida pública deve aumentar mais de mil milhões de euros no orçamento do próximo ano. É uma consequência direta da decisão do Banco Central Europeu de subir juros para travar a inflação.
A EXPO Porto Santo está de regresso, com 122 expositores. A abertura ficou marcada pelas queixas da organização, com José António Castro a revelar que os apoios ficam aquém do necessário. O presidente do governo ouviu a queixa, mas não comentou. A feira pode ser visitada até 10 de setembro.
Os serviços mínimos bancários são um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, aos quais os cidadãos podem aceder a custo reduzido, de acordo com o Banco de Portugal (BdP). Afinal, quais são os valores?
A organização da Expo Porto Santo diz que é necessário mais apoio para efetuar um evento deste tipo. José António Castro diz que os valores de apoio neste momento são insuficientes. O presidente do governo esteve na abertura e destacou a redução fiscal na ilha do Porto Santo. Miguel Albuquerque esteve também a visitar a remodelação do viveiro florestal dos Salões, que passa a produzir 75 mil plantas/ano, a maioria para serem usadas na recuperação do cordão dunar, explica Ruben Dias.
Arranca hoje a EXPO Porto Santo. Uma mostra da atividade económica da ilha que conta com mais de meia centena de empresas participantes, de vários sectores, num total de 122 stands
O consumo de eletricidade aumentou 1,8% em agosto, face ao mesmo mês do ano passado, influenciado pelas temperaturas acima do normal, enquanto no acumulado dos primeiros oito meses o consumo diminuiu 0,5%, informou hoje a REN.
A Expo Porto Santo começa mais logo, às sete e meia da tarde. Este ano há 112 stands e estão representadas 50 empresas. O evento decorre nos próximos 10 dias, no pavilhão multiusos, entre as seis da tarde e a meia-noite.
A Turismo de Portugal vai aumentar em 20% o apoio que é atribuído às entidades regionais de turismo, afirmou hoje, em Coimbra, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
São os madeirenses quem tem mais dificuldades para comprar casa no Funchal. O valor médio da avaliação bancária ultrapassa os 2 mil e 500 euros por metro quadrado, é uma subida superior a vinte por cento em relação ao ano passado. Ou seja, mais 52 euros. Agentes imobiliários consideram que esta foi uma subida expetável face ao aumento da inflação. Já de acordo com o site Imovirtual, Calheta, Ponta do Sol, Funchal e Ribeira Brava são os destinos mais caros para comprar casa.
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 1.516 milhões de euros até julho, de acordo com a Síntese da Execução Orçamental, divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
A receita fiscal do Estado totalizou 30.925,8 milhões de euros até julho, uma subida de 9,2%, de acordo com Síntese de Execução Orçamental hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
São dados relativos ao 2.º trimestre de 2023.
O Estado registou um excedente orçamental ajustado de 2.118 milhões de euros até julho, uma melhoria de 1.546 milhões de euros face ao mesmo período de 2022, anunciou hoje o Ministério das Finanças.
O euro caiu hoje e perdeu o nível de 1,09 dólares, após a publicação dos números da inflação nos Estados Unidos e na zona euro.
Lisboa, Porto e Madeira alcançaram o ‘quadro de honra’ dos aeroportos europeus com maiores aumentos de passageiros em relação à pré-pandemia
O relatório do setor empresarial da Região, relativo ao 2.º trimestre deste ano, indica que houve um aumento do ativo em cerca de 237 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 10 por cento.
A economia portuguesa poderá registar um crescimento fraco ou até mesmo uma recessão na segunda metade do ano, segundo os economistas consultados pela Lusa, que, contudo, acreditam num desempenho positivo na totalidade do ano.
De acordo com os primeiros dados para o setor de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de julho de 2023, estima-se a entrada de 199,8 mil hóspedes que geraram 1 083,4 mil dormidas, traduzindo variações homólogas de +6,7% e de +2,8%, respetivamente. Comparativamente a julho de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 48,2% e 30,7%.
O valor das rendas poderá aumentar 6,94% em 2024 caso o Governo não estabeleça, como fez este ano, um limite às atualizações, segundo os números da inflação de agosto hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).