A MSC Cruzeiros apontou as “coolcations”, as “sabáticas radicais”, o “set-jetting”, o “turismo gastronómico” e as “férias elevadas com tudo incluído” como tendências que influenciam decisões de férias “em 2025 e além”, e deu a conhecer as suas soluções.
“Em 2025, os destinos mais frios estão a ganhar popularidade à medida que os viajantes procuram climas mais amenos em vez dos tradicionais lugares de sol de verão”, optando por “trocar os passeios na praia por passeios nas montanhas e os banhos de Sol por desfrutar de paisagens de cortar a respiração”.
Para estes viajantes que buscam “Coolcations”, a MSC tem opções no Norte da Europa e terá no Alaska, para onde vai começar a navegar no Verão de 2026, à saída de Seattle com o MSC Poesia.
O Norte da Europa, por sua vez, é servido pelo MSC Euribia, que dá a conhecer os “deslumbrantes fiordes da Noruega” e o MSC Poesia, que antes de rumar ao Alaska vai dar a conhecer os destinos do Báltico.
“Com mais empresas a oferecerem licenças sabáticas como um benefício de emprego, há uma vontade maior por fazer pausas prolongadas no trabalho a meio da carreira para viajar”, em “sabáticas radicais”.
A MSC destaca os seus World Cruises para este tipo de férias, com saída da Europa no início do ano, em 2025 e 2026, durante as quais é possível conhecer até 50 destinos de 32 países diferentes.
O “set-jetting” é um conceito de viagem no qual “os viajantes são inspirados a visitar um destino por causa de um livro, filme ou série de televisão”, um fenómeno que “ganhou força com o surgimento de plataformas de streaming acessíveis a nível mundial, permitindo que o público se ligue emocionalmente aos cenários das suas histórias favoritas”.
O MSC Opera, por exemplo, passa por Dubrovnik, que foi cenário para a série Game of Thrones, enquanto que o MSC Euribia passa pelo Dubai e Abu Dhabi, cenários de dois filmes Missão Impossível, enquanto que o MSC Meraviglia leva os passageiros até Nova Iorque, que faz as delícios dos fãs de Sexo e a Cidade.
“Alimentado pela apreciação por diversos sabores, pela influência das redes sociais e pelo desejo de descobrir novos gostos, o turismo gastronómico está a crescer em popularidade”, seja uma viagem para explorar restaurantes ou para experiências culinárias, como workshops, visitas a mercados ou tours de degustação.
Nápoles, Palermo, Barcelona e Buenos Aires, bem como Alicante e Katakolon, são destinos gastronómicos que fazem parte de itinerários da MSC Cruzeiros, sendo que os próprios navios da companhia têm até 11 restaurantes distintos, permitindo complementar a experiência em terra.
Em comunicado, a MSC destacou o Chef’s Garden Kitchen do sueco Niklas Ekstedt, no MSC World Europa, que tem o conceito da “gastronomia ethos da fazenda ao oceano”, o Eataly, no MSC World America, que será inaugurado em Abril, bem como o Kaito Teppanyaki e o Kaito Sushi, que estão presentes em diferentes navios da sua frota.
O MSC Yacht Club “oferece um conceito elevado e refinado com instalações privadas, incluindo restaurante e lounge dedicados, serviço de mordomo 24h e deck privado” e, como padrão, os clientes têm acesso a “um pacote ilimitado de bebidas premium, incluindo as melhores bebidas destiladas e taças de champanhe, wi-fi ilimitado, minibar totalmente abastecido e acesso à área termal do MSC Aurea Spa”.
Na ilha privada da companhia estes viajantes também têm acesso à exclusiva Ocean House, com praia, restaurante e serviços exclusivos.