Os dados provenientes do IVBAM, I.P. mostram que a comercialização de vinho generoso “Madeira” rondou os 830 mil litros no 3.º trimestre de 2016, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,3 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo registou-se um aumento de 5,1% na quantidade e um decréscimo de 9,2% no valor.
Foram os aumentos verificados nos países comunitários (+14,3%) e nos extracomunitários (+1,9%) que contribuíram para o incremento global das quantidades no 3.º trimestre de 2016 acima referido. Quanto ao valor de primeira venda, o crescimento observado no mercado comunitário (+4,2%) não foi suficiente para fazer face às quebras registadas nos mercados nacional (-23,3%) e extracomunitário (-18,3%).
Analisando a informação de janeiro a setembro de 2016, constata-se uma redução homóloga na quantidade comercializada em 3,3% e um aumento de 1,7% no valor de primeira venda. A quebra nas quantidades foi determinada pelas diminuições homólogas observadas nos mercados intra (-6,1%) e extracomunitário (-5,4%). O aumento no valor de primeira venda foi sustentado pelo acréscimo no mercado nacional (+12,6%), que compensou as reduções nos mercados intracomunitário (-0,4%) e extracomunitário (-2,2%).
Nos primeiros nove meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2015, é de realçar o crescimento nas vendas para a Holanda (+37,6% nas quantidades e +61,5% em valor) e para o mercado dinamarquês (+31,4% nas quantidades e +4,6% em valor), bem como a redução no principal mercado externo, o francês (-16,3% em quantidade e -22,9% em valor).