Dados do BSP a que o PressTUR teve acesso permitem calcular que em Julho as vendas ficaram por 226 mil bilhetes, +7,7% que há um ano mas -4,4% que um mês antes.
O decréscimo do número de bilhetes vendidos de Junho para Julho também já se verificara no ano passado, com queda em 5,6% e que fontes do mercado atribuem à sazonalidade das vendas.
Estes dados apontam para uma tendência de antecipação das compras de viagens de férias, que ‘inflacionarão’ o Junho, o qual, adicionalmente, é um mês mais forte em vendas de viagens profissionais e de negócios, que genericamente têm valores mais elevados.
No conjunto dos sete meses deste ano com dados já conhecidos, as vendas BSP das agências de viagens portuguesas ascendem a 595,6 milhões de euros, acima do período homólogo de 2019, pré-pandemia, em 2% ou 11,6 milhões de euros.
Em relação aos primeiros sete meses do ano passado, as vendas estão este ano com um aumento em 29,4% ou 135,1 milhões e têm aumentos em 362,7% ou 466,9 milhões em relação aos primeiros sete meses de 2021 e em 232,7% ou 416,6 milhões em relação a 2020.