É um dado curioso e relevante, o Rali da Calheta ficará marcado pela estreia mundial do “confronto” de dois carros da nova geração, os Rally 4.
Pela primeira vez a nível mundial uma lista de inscritos ostenta entre os participantes, um Peugeot 208 Rally4 e o Ford Fiesta Rally4. Pedro Almeida e Miguel Caires, são os pilotos protagonistas.
A estreia mundial é um facto e acontece porque de um modo geral os campeonatos estão parados. Em Portugal os Peugeot 208 preparados pela Sports&You foram os primeiros a fazer ralis e por isso esta será a primeira vez que um 208 e um Fiesta se cruzam em versão Rally4.
Resta esperar para ver qual será o resultado deste “duelo” na estrada entre uma equipa madeirense, Miguel Caires e Duarte Lagos e uma equipa continental, Pedro Almeida e Hugo Magalhães.
O Rali Bohemia 2020 contou com os dois carros, mas nessa prova checa o Peugeot 208 Rally4 cumpriu as funções de carro de segurança, foi como carro 0.
É mais um dado a destacar num Rali da Calheta versão 2020, que decididamente fica para a história também pela lista de inscritos de luxo que o Sports Madeira conseguiu reunir.
Por outro lado, a atribuição dos números de porta por vezes não agrada a todas as equipas, foi o que aconteceu às equipas de Rui Pinto e Pedro Paixão, que fizeram chegar à RTP o seu descontentamento.
Equipas que se baseiam no regulamento para fazer valer o seu ponto de vista, o art.º 5 da Lista Nacional de Notoriedade Pilotos de Ralis, estipula que o regime de prioridade estabelecido nas regras só é aplicável às competições pontuáveis para o Campeonato Portugal de ralis e desde que as equipas estejam inscritas no mesmo. Não sendo válido em qualquer outra competição.
O Rali da Calheta é uma prova pontuável apenas para o Campeonato da Madeira de ralis e segundo dizem à luz das regras e a classificação do ano passado, a Pedro Paixão deveria ser atribuído o número 3 e a Rui Pinto o número 4.