O Nacional destronou hoje o AVS da liderança da II Liga de futebol, ao vencer na Vila das Aves, por 1-0, com um golo de Gustavo Silva, em jogo entre candidatos à subida, após a 11.ª jornada.
Era o jogo cartaz da jornada e a primeira parte, sobretudo, fez-lhe justiça, com oportunidades de golo para os dois lados, domínio repartido e grandes intervenções dos guarda-redes.
Lucas França, pelo Nacional, chamou a si o maior protagonismo, com quatro intervenções importantes, duas delas extraordinárias, aos 36 e 38 minutos, respondendo Pedro Trigueira, para o AVS, com uma defesa de recurso, aos 42, emendando a sua própria saída da baliza em remate de longe de Witi.
Seria o segundo para o Nacional, que ganhou vantagem aos 19, por Gustavo Silva, desmarcado por Luís Esteves, num lance em que Edson Farias, traído por um aparente escorregão, ficou com mais olhos do que pernas para travar a longa correria do compatriota brasileiro, praticamente do meio-campo até à área do AVS.
O segundo tempo foi menos em quase tudo o que se esperava e pedia de positivo, sobretudo em oportunidades de golo.
O AVS teve mais iniciativa e bem tentou, mas faltou-lhe poder de fogo, acusando ausências (Alaba, Zé Ricardo e Mercado) que um plantel curto não consegue disfarçar.
As pausas forçadas pelo Nacional, em vantagem e a gerir o resultado, e as quezílias entre jogadores foram inimigas do espetáculo, com os insulares a mostrarem mais consistência, face a um AVS em perda, já com três derrotas consecutivas.
Na tabela, o Nacional é agora líder, com os mesmos 23 pontos do Santa Clara, enquanto o AVS, que ia na frente, caiu para o terceiro lugar, com 22, arriscando ser igualado pelo Marítimo, que ainda vai jogar diante do Torreense (15:30).