Nacional segue em frente na Taça de Portugal de futebol, ao vencer na visita ao Estarreja, do Campeonato de Portugal, por 3-1, na terceira ronda da prova.
A formação orientada por Manuel Machado inaugurou o marcador aos 43 minutos, por intermédio de César, defesa central emprestado pelo Benfica.
A diferença entre as duas equipas acentuou-se no segundo tempo, altura em que a equipa insular marcou mais dois golos, através de Roniel (53 minutos) e Salvador Agra (55 minutos).
Na última meia hora, o Nacional começou a gerir a vantagem e o Estarreja aproveitou para reduzir para 3-1 e até podia ter marcado mais golos.
Apesar de atuar num escalão inferior, o Estarreja entrou pressionante no jogo, mas foi o Nacional a criar o primeiro lance de perigo, aos sete minutos, quando Mauro Cerqueira surgiu à entrada da área a rematar forte para uma defesa de João Oliveira para canto.
Na resposta, aos 17 minutos, na sequência de um canto do lado esquerdo do ataque do Estarreja, a bola sobrou para Alex Oliveira que rematou rasteiro, mas Rui Silva impediu o golo.
Aos 25 minutos, a formação insular voltou a levar perigo à baliza do Estarreja, com Rui Correia a rematar contra João Oliveira e na recarga Bonilla surgiu isolado, mas também não conseguiu desfeitear o guardião da equipa da casa, que fez a ‘mancha’.
Aos 33 minutos, Salvador Agra, na conversão de um livre, a meio do meio-campo do Estarreja, fez a bola embater com estrondo na barra da baliza defendida por João Oliveira.
Cerca de cinco minutos depois, o Estarreja esteve muito perto de marcar, com Jonathan a rematar à entrada da área, mas Rui Silva defendeu em cima da linha.
Não marcou o Estarreja, marcou o Nacional. Aos 43 minutos, na sequência de um livre convertido por Tiago Rodrigues no lado direito do ataque dos visitantes, a bola chegou até César, no segundo poste, que rematou para o golo.
Na segunda parte, a formação comandada por Manuel Machado entrou com vontade de resolver a partida e aos 53 minutos chegou ao segundo golo, através de Roniel, que recebeu a bola no ‘coração’ da área e rematou por baixo do corpo do guarda-redes do Estarreja.
Dois minutos depois, a equipa insular voltou a ampliar a vantagem com Jota a cruzar para a pequena área, onde Salvador Agra isolado, só teve de encostar para o golo.
Apesar da desvantagem no marcador, o Estarreja não desistiu e conseguiu chegar ao golo de honra e, aos 67 minutos, conseguiu-o por intermédio de Alex Oliveira que, frente a frente com Rui Silva, picou a bola por cima do guardião do Nacional.
Aos 70 minutos, Jonathan voltou a ameaçar a baliza do Nacional, surgindo na ‘cara’ de Rui Silva, rematando forte, para defesa do guarda-redes anfitrião.
Poucos minutos depois, foi a vez do lateral direito do Nacional Vítor Silva negar o golo a Jonathan, com um corte em cima da linha de golo.