O atleta olímpico David Fernandes foi convocado pela Federação Portuguesa de Canoagem para o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar que se realiza entre os dias 16 a 19 de Novembro em Hong Kong.
O ICF Canoe Ocean Racing World Championships é a maior competição internacional de canoagem de mar e o atleta madeirense do Clube Naval do Funchal, tem agora o desafio de participar numa disciplina que tem vindo a conquistar nos últimos tempos, fruto dos recentes resultados alcançados no Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, como o 1ºlugar em SS1 Masculino no passado fim de semana em Portimão.
Esta modalidade de canoagem de mar é realizada em embarcações de surfski, uma embarcação com cerca de 6 metros onde canoísta se senta e utiliza uma pagaia de duas pás para remar em estuários ou mar aberto com vento a favor (Downwind) em percursos com largada e chegada em locais diferentes para testar a habilidade dos canoístas.
David Fernandes é o padrinho do evento internacional Madeira Ocean Race organizado pelo CNF desde 2014 tendo por isso representando um incentivo ao desenvolvimento desta modalidade na região que vê agora pela primeira vez um atleta a representar a região a nível mundial nesta disciplina de canoagem.
Recorde-se ainda que o atleta participou no ano transato nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 tendo alcançado o 6º lugar no K4 1000 metros velocidade e já conquistou vários títulos de destaque como Campeão da Europa em 2011, Vice-Campeão do Mundo em 2014. Agora o atleta tem o desafio de competir no SS1 Masculino em Hong Kong no Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar.