A Igreja da Sé recebe esta noite o Festival de Órgão da Madeira. É o segundo concerto do evento que vai na décima primeira edição.
O Festival de Órgão da Madeira continua hoje, às 21.30 horas, na Igreja da Sé, com o concerto Flores de Música. O diretor artistico João Vaz explica que esse é o nome de um livro de música para órgão publicado em Portugal em 1620. O Festival de Órgão da Madeira decorre até 23 de outubro num total de dez concertos que acontecem nos Concelhos do Funchal, Ponta do Sol e Machico.
O ator escocês Robbie Coltrane, conhecido por ter interpretado Rubeus Hagrid nos filmes da saga “Harry Potter”, morreu hoje aos 72 anos no hospital junto da sua residência em Larbert, na Escócia, adiantou a imprensa especializada em entretenimento.
A revista cultural Atlântida, editada pelo Instituto Açoriano da Cultura, foi esta tarde apresentada na ilha do Porto Santo. É a primeira vez que esta revista, anual, com mais de 600 páginas, é apresentada na Região. Este ano, o tema da revista é o mar que liga os dois arquipélagos e inclui artigos sobre a Madeira e o Porto Santo.
Tem início às 18h00 a apresentação do documentário "Bandolins e outros abraços" no Teatro Baltazar Dias. Durante os 3 dias realizam-se concertos noturnos e masterclasses de guitarra. O responsável pelo Festival, Norberto Cruz, aponta para a importância da história do Bandolim na Madeira.
Começa hoje, pelas 21 horas, na Igreja do Colégio, o Festival de Órgão da Madeira. O evento é dedicado ao papel que o órgão teve, ao longo dos séculos, dentro da igreja. A iniciativa é organizada pela secretaria regional do turismo. O diretor artístico João Vaz explica que o concerto de abertura é dedicado a Johann Sebastian Bach. O Festival de Órgão da Madeira decorre até 23 de outubro num total de dez concertos que acontecem nos Concelhos do Funchal, Ponta do Sol e Machico.
Jacinto Lucas Pires foi o vencedor da quinta edição do prémio John dos Passos 2021, com o livro "Oração a que faltam joelhos". É a história de uma luso-descendente que vive entre duas culturas.
O Visconde de Cacongo foi a inspiração para a mais recente obra sobre a história da Madeira. O livro de autoria de José Luis Sousa é uma viagem pela vinda do comerciante para a Região até a partida para África.
Fonogramas da tradição madeirense é a nova publicação do grupo Xarabanda, que reúne todas as publicações discográficas de dentro e fora da Madeira.
Os 480 mil documentos da Biblioteca Municipal do Funchal vão em breve poder ser encontrados nas bibliotecas da Região, num trabalho com várias etapas, destaca o diretor do Arquivo e Biblioteca Regional, Nuno Mota.
Esta tarde, às 17h é apresentado o novo livro da Associação Musical e Cultural Xarabanda. A obra "Os fonogramas da tradição madeirense" é um catálogo sobre as músicas editadas entre 1948 até aos dias de hoje. Rui Camacho e Jorge Torres elaboraram um levantamento e reuniram o inventário numa publicação.
Quarenta poetas da Madeira, Açores, Cabo Verde e Canárias participam a partir de hoje até sexta feira, no 5º Encontro Internacional de Poesia, que se realiza no Porto Santo.
Escritores da Macaronésia reúnem, a partir de amanhã, no Porto Santo, no V Encontro Internacional de Poesia. O tema deste ano será a poesia como elo entre povos.
Explicar a origem e o que se faz na Madeira, na área dos cordofones é o objetivo de uma edição em livro, que passou agora a estar disponível no formato digital. A edição é da Associação Aura, que se dedica à solidariedade social e também tem vários projetos na área da música e da construção de instrumentos tradicionais.
A série televisiva “Viagem a Portugal”, que leva o ator brasileiro Fábio Porchat pelos caminhos percorridos pelo escritor José Saramago, vai estrear-se na RTP no dia 22 de outubro, anunciou hoje a empresa pública.
Vivia na Madeira há quase 8 anos, foi professora na Escola de Dança do Funchal e participou, enquanto bailarina e coreógrafa, em vários espetáculos promovidos por toda a Região. Entre eles, o destaque vai para a exibição coreográfica em “A Cortina de Soller” e “Ezequiel”, que subiram ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias.
Chama-se "A solitude do Amor" e é o segundo livro de poesia de Luís Ramos Freitas. Autor madeirense, que vive em São Miguel, nos Açores, e inspira-se nas ilhas para escrever poemas.
O espetáculo ‘Expedição pacífico encheu o Teatro Baltazar Dias. Foi uma das 12 peças do Mariofa. Um festival de marionetas e outras formas animadas.
O músico canadiano Justin Bieber adiou todos os concertos anunciados da digressão "Justice World Tour", incluindo a passagem por Lisboa, a 21 de janeiro de 2023 na Altice Arena, revelou hoje a promotora Ritmos & Blues.
Autora de "Os Anos" e "Uma Paixão Simples", Annie Ernaux, regressou às possíveis escolhas para o Nobel da Literatura, após a publicação do seu romance "O Acontecimento", baseado na sua própria experiência. A obra acaba de ser publicada em Portugal, e já regista procura na Região. Bruno Olim, responsável de marketing da FNAC Madeira, diz que a curiosidade aumenta sempre que é anunciado um novo vencedor do Prémio Nobel.