Chama-se Forrado, a exposição concebida pelos artistas Ana Vidigal e Hugo Brazão, que hoje foi inaugurada na Quinta Magnólia. O artista Hugo Brazão explica como surgiu o nome da exposição. Uma iniciativa que se serve do léxico local para se debruçar sobre a singularidade madeirense.
O secretário da Educação diz que o diploma que cria o Instituto das Artes da Madeira está quase concluído para ser discutido no Parlamento regional no decorrer desta legislatura. Jorge Carvalho assegurou que o Instituto deve entrar em funcionamento já em outubro. O Governante falava à entrada para a cimeira mundial de educação artística que decorre até sexta no Funchal. Reúne 286 líderes de organizações artísticas mundiais. Deste encontro sairá um documento que define as linhas estratégias para o ensino artístico mundial. Num trabalho consultivo com vários estados membro, coordenado pela UNESCO.
Ainda este ano, o Conservatório Escola Profissional das Artes passa a ser Instituto, o que vai permitir que possam ser ministrados cursos superiores na área artística, em parceria com outras instituições, já a partir do próximo ano letivo. A garantia foi manifestada pelo secretário regional de Educação, no dia em que começou a Cimeira Mundial de Educação Artística.
O concerto do músico canadiano Justin Bieber em Portugal, que tinha sido adiado para uma nova data, foi afinal cancelado, revelou a sala de espetáculos Altice Arena, em Lisboa.
Pelo menos sete filmes portugueses, e dois de coprodução portuguesa, chegam em março às salas de cinema, recuperando-se ainda o ritmo de exibição de obras rodadas na pandemia.
Na igreja da Calheta, o tenor Alberto Sousa interpretou ontem à noite vários poemas de Vasco da Gama Rodrigues. O concerto foi composto para piano pelo maestro, Víctor Costa, mas o tenor preferiu ser acompanhado pelo órgão da igreja.
O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, ganhou o prémio Annie, o 'Óscar da animação', na categoria de Melhor Curta-Metragem, tendo ‘Pinóquio de Guillermo del Toro’ da Netflix, sido distinguido como Melhor Filme. A cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos Estados Unidos, decorreu no sábado à noite em Los Angeles, Califórnia. Luís Vital animador porto-santense que fez parte da equipa que coloriu o filme, destaca a importância deste prémio para o cinema português.
O filme "Posso olhar por ti", a primeira longa-metragem do realizador Francisco Lobo Faria, produzido na ilha da Madeira, vai estrear na Austrália. É um dos primeiros filmes portugueses a entrar no circuito australiano. O filme foi também premiado num festival de cinema na Índia. Venceu o prémio de Melhor Longa-Metragem Internacional no 'Golden Lion Internacional Film Festival', que decorre na cidade de Calcutá.
O filme "Posso olhar por ti", a primeira longa-metragem do realizador Francisco Lobo Faria, produzido na ilha da Madeira, vai estrear na Austrália e foi premiado num festival de cinema na Índia, anunciou hoje a produtora Filmógrafo.
Hoje, um ano depois do início da guerra, é inaugurada a exposição "Islands 2023". É uma proposta de paz e de solidariedade, que conta com o trabalho de 14 artistas, cinco dos quais refugiados ucranianos. A exposição tem curadoria de uma promotora cultural russa.
Vão ser interpretadas pelas primeira vez as músicas compostas pelo conhecido Maestro Victor Costa, falecido em 2018, para 30 poemas do poeta Vasco da gama Rodrigues, natural do Paul do Mar.
O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, que está nomeado para os Óscares, obteve cerca de 3.400 espectadores na semana de estreia nos cinemas, revelou hoje à Lusa a distribuidora Cinemundo.
O Funchal é palco entre 1 e 3 de março da Cimeira Mundial de Educação Artística. É uma organização do Conservatório Escola das Artes, em parceria com a Aliança Mundial para a Educação Artística. O evento contará com 240 participantes.
Ouvir histórias de vida e pintá-las na tela ou criar uma música é o projeto do artista plástico madeirense Daniel Melim, autor de uma das obras oferecidas recentemente à Biblioteca de Machico.
Em 2022, de acordo com os dados provisórios disponibilizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), foram contabilizadas 12 953 sessões de cinema na Região Autónoma da Madeira (RAM), o que se traduziu num acréscimo de 47,5% face a 2021. O mês de agosto foi o que registou maior número de sessões (9,9% do total).
A vigília agendada por um grupo de católicos madeirenses contou com a presença do Bispo do Funchal.
O Convento de Santa Clara vai abrir ao público a 18 de abril, após trabalhos de restauro e conservação. As visitas vão ter um custo de cinco euros por pessoa.
Os Wet Bed Gang editam hoje “Gorilleyez”, álbum que vai do ‘drill’ ao samba e mostra quem o grupo é e como vê o mundo, a pouco dias da “grande festa” que serão os concertos em Lisboa e Porto.
A animação e a boa disposição do Cortejo Trapalhão voltaram esta tarde à baixa do Funchal. Com mais de 750 inscritos, foram milhares os espetadores que acompanharam um dos principais momentos do carnaval deste ano.
A Associação Avesso lançou um casting com o objetivo de recrutar atores para a próxima produção. Os candidatos devem ter mais de dezoito anos e dominar a língua inglesa, explica Luís Melim, responsável pela Associação. O casting vai acontecer no fim de semana de 4 e 5 de Março e as candidaturas podem ser feitas até ao dia 1 de Março.