A banda britânica Rolling Stones vai lançar um novo álbum de originais, intitulado «Hackney Diamonds», o primeiro desde «A Bigger Bang», de 2005, e desde a morte do baterista Charlie Watts.
A Câmara do Fundão está a trabalhar na criação, em 2024, da Casa Amália Rodrigues, para expor peças relacionadas com a vida e obra da fadista, mas também explorar a sua relação com o concelho.
Noutro concerto de verão, esta tarde escutam-se os sons do jazz na Quinta Magnólia. Laura Alves é acompanhada por quatro músicos, num espaço que considera ideal para o jazz. O acesso é livre, para um concerto que começa agora pelas 18h00.
Um convívio literário acompanhado de música ambiente, com vista para o mar e para o pôr-do-sol. É esse o cenário do terceiro e último pôr-do-sol literário que decorre pelas 19 horas, na varanda da biblioteca municipal de Câmara de Lobos. Iniciativa explicada por armando pinho, da organização
A Ponta do Sol recebeu, esta quarta-feira, a última das cinco sessões da «Gaitada na Baixa». Trata-se de um projeto conjunto entre a Associação de Desportos e Natureza - Ponta do Sol (ADN Ponta do Sol) - através do bar A Baixa - e Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, numa perspetiva de valorizar e potencializar o pôr-do-sol único da frente mar da vila da Ponta do Sol.
Menos de dois terços dos portugueses compraram livros no ano passado, de acordo com um inquérito hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
A companhia «Dançando com a Diferença» encerra amanhã à tarde o festival Saal Biennall, que está a decorrer em Tallinn, na Estónia. Gregório Rojas, membro da companhia, explica «Ôss». Um espetáculo onde se dança com o corpo e não por causa do corpo. O Saal Biennall é o Festival de Dança e Artes Performativas mais antigo de Tallin.
Começou ontem à noite a Semana Europeia de Folclore no auditório do Jardim Municipal. A décima oitava edição conta com 10 grupos regionais, nacionais e internacionais.
O Grupo Coral da Camacha iniciou uma digressão aos Açores. Na próxima quarta-feira vai atuar na Graciosa e na sexta-feira na Ilha Terceira. Na bagagem, o grupo leva apenas músicas em português, algumas delas madeirenses, como revela a maestrina do Grupo Maria dos Anjos. A digressão aos Açores, que termina a 2 de Setembro, acontece em intercâmbios com o Coro de São Mateus, da Graciosa e com o Coro Alegro, da Terceira. O Grupo Coral da Camacha é composto por 19 elementos.
Começa hoje a Semana Europeia de Folclore na Madeira. Dez grupos participam este ano. Quatro dos participantes vêm do estrangeiro, da Lituânia, Roménia, Espanha e da República Checa e outros dois do continente. Os restantes são da Madeira. A iniciativa está integrada nas Festas do Vinho Madeira, com organização do Grupo Etnográfico da Boa Nova.
Ontem à noite, a Ponta do Sol recebeu centenas de pessoas para assistir ao Festival Internacional de Folclore. A trigésima primeira edição do evento contou com a participação de grupos regionais, nacionais e internacionais.
Dez grupos participam este ano na Semana Europeia de Folclore, que decorre de hoje até quinta-feira. É uma iniciativa integrada nas Festas do Vinho Madeira, com organização do Grupo Etnográfico da Boa Nova. Quatro dos participantes vêm do estrangeiro, - Lituânia, Roménia, Espanha e da República Checa - e dois do continente. Os restantes são da Madeira. Danilo Fernandes, responsável pelo grupo da Boa Nova, explica que os grupos convidados acabam por enriquecer os outros festivais. Hoje atuam os grupos de Santa Cruz do Bispo, Lituânia e da Boa Nova. que se realizam na ilha.
De sexta-feira a domingo, decorre nos jardins da Quinta Magnólia a 1ª mostra de instalações artísticas. Com o tema «Colours in the Dark» foram convidados vários artistas madeirenses. A mostra é organizada pelo projeto Move, que Filipa Freitas começou na universidade e que pretende trazer a arte para a rua e colocar as pessoas a questionar as intervenções.
O Bailinho da Madeira e os Fachos de Machico são algumas das manifestações culturais madeirenses que o Governal quer candidatar a Património cultural imaterial. A Festa de Nossa Senhora da Piedade, no Caniçal, A Arte de Pesca do Peixe-Espada Preto, As Missas do Parto, As Charolas na Festa do Divino Espírito Santo, na Calheta e as Casas de Colmo de Santana são outros exemplos de manifestações que podem vir a ser classificadas como Património Cultural Imaterial. Eduardo Jesus recorda que este é um processo moroso.
O cantor italiano partiu aos 80 anos de idade. Toto Cutugno é o autor de «Insieme 92», música com que venceu o Festival da Eurovisão da Canção de 1990. «L'italiano» era outro dos grandes êxitos do cantor.
Dez anos depois, os Clã regressaram à Madeira para um concerto em celebração dos 515 anos da cidade do Funchal. A banda, com 30 anos de carreira, encheu o auditório do Jardim Municipal.
Termina hoje a Festa Gastronómica do Caniço, que anima o centro da cidade desde a passada quinta-feira. O cantor Syro fará o fecho da festa a partir das 22 horas, mas o cartaz musical não tem agradado a todos.
Na primeira edição do evento sobe ao palco a banda portuguesa GNR.
Hoje começa o Santana North Festival, evento se realiza pela primeira vez. Dinarte Fernandes diz que o cartaz do Festival está pensado para todas as idades, mas o programa, confessa, foi pensado sobretudo para cativar os mais novos. A primeira edição do Santana North Festival acontece de hoje até ao próximo domingo. Hoje à noite há concerto dos GNR e amanhã é a vez da cantora Áurea subir ao palco.
Na rubrica Madeirenses como nós, hoje conhecemos João Luís Gonçalves, compositor, a viver na Irlanda do Norte. O Madeirense cria bandas sonoras para curtas-metragens, anúncios ou teatros e atualmente trabalha para dois videojogos.