Os 30 anos da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira será celebrado com mais uma edição do Piano Fest e a presença de Artur Pizarro. Hoje a festa fez-se com um concerto da Orquestra Clássica da Madeira
A amizade é o tema do filme que é exibido às 21 horas na festa do cinema italiano. A película ‘As oito montanhas’ venceu no ano passado o prémio do júri no Festival de Cannes. O programador do festival Adriano Smaldone descreve o enredo
Sobe hoje ao palco do Baltazar Dias a peça ‘Casa Portuguesa’ do Teatro Nacional Dona Maria II. É uma produção que tem sido apresentada em todo o país, através da iniciativa odisseia nacional. O diretor artístico Pedro Penim desvenda um pouco do espetáculo. O espetáculo está marcado para as 19 horas no Teatro Baltazar Dias. Cada entrada custa 7 euros.
A escritora portuguesa Lídia Jorge é a vencedora da 19.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, anunciou hoje o Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
O historiador madeirense Emanuel Gaspar está a elaborar um mapa guia sobre as obras na Madeira e no Porto Santo do arquiteto modernista Raúl Chorão Ramalho. O desafio foi lançado pela ordem dos arquitetos ao investigador que estudou o percurso na Região deste importante arquiteto modernista.
No âmbito da Festa do Cinema Italiano, que decorre no novo espaço cultural da Cidade, no antigo matadouro, hoje à noite vai ser exibido um filme baseado na pandemia de Covid-19, vivida há pouco tempo. Mas o tema é uma seca que assola a Itália. O filme da noite desta sexta-feira, às 21h00, é do realizador Paolo Virzi. As entradas custam 5 euros.
O Supremo Tribunal Administrativo suspendeu todos os atos relacionados com a trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional, no âmbito de uma providência cautelar interposta por familiares do escritor, foi hoje anunciado.
Ao longo do verão, várias equipas estiveram a recuperar as madeiras e as pinturas deste edifício centenário. Sara Canavezes, técnica do departamento de cultura da Câmara do Funchal, explica que foi um trabalho demorado e que teve de ser conciliado com a vasta atividade que decorre ao longo de todo o ano, no Teatro Baltazar Dias .
Chega hoje, ao Funchal, a Festa do Cinema Italiano, que este ano acontece no antigo Matadouro, recentemente inaugurado. O primeiro filme será exibido às 15h30 e intitula-se «A viagem do papa Francisco». Trata-se de um documentário de Gianfranco Rosi, que estreou no Festival de Veneza.
Neste Dia Mundial da Doença de Alzheimer o Fórum Machico é palco da ante-estreia de uma longa metragem da autoria de um jovem realizador madeirense, que aborda a doença. O filme de João Brás foi baseado na sua experiência pessoal e serve de alerta para a doença. A estreia para o público em geral será no próximo dia 30, também no Fórum Machico, com entradas a 6 euros. Em 2024 o filme, que já concorreu a vários festivais e deverá chegar às grandes salas de cinema do país.
A Festa do Cinema Italiano chega ao Funchal na próxima quinta-feira, depois de ter passado por várias cidades do país. O festival vai acontecer no novo Centro Cultural e de Investigação, localizado no antigo Matadouro e propõe uma viagem pela Itália através da sétima arte.
A embarcação «Amazónia» foi a vencedora do sorteio para transportar a imagem de Nossa Senhora, entre a Igreja Nova e a Capela da Piedade, na festa do Caniçal, que começa já hoje. Mara silva, Miro Freitas, Roni de Melo, Amigos da Música e Quintino são alguns dos nomes que vão animar esta celebração, que decorre entre hoje e domingo. A festa de Nossa Senhora da Piedade é uma das últimas do verão e habitualmente muito participada.
O Festival Colombo termina depois de amanhã, no Porto Santo, onde estão agendados vários eventos musicais, de dança, jogos, exposições e um mercado medieval.
A Oficina de Teatro do Estreito estreia hoje um espetáculo, baseado nas crónicas da escritora madeirense Graça Alves. Dezanove artistas interpretam textos que fazem refletir sobre a vida e o mundo. O espetáculo estreia às nove da noite, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e fica em cena até segunda-feira. As entradas custam dois euros.
Podem ser visitadas duas exposições: uma de quatro fotógrafos madeirenses sobre o antigo matadouro e outra com de 100 gravuras de Picasso. Até ao final do ano estão agendados quatro espetáculos e oito congressos.
A escritora Valentina Silva Ferreira é semifinalista do prémio literário «Oceanos» deste ano. Ao todo são 41, os autores nomeados. A madeirense é autora de várias obras e co autora de várias antologias portuguesas e brasileiras. Um dos livros foi editado e traduzido na Argentina.
A procura pelo Porto Santo é significativa nesta altura. O festival Colombo, que começa hoje, cativa muitos visitantes e faz dinamizar a economia da ilha.
O romance biográfico, da autora Magda Franco, tem o título «Fragmentos do Eu» e é segunda obra da escritora. O livro aborda a saúde mental, onde a personagem principal é uma psicóloga que escreve sobre alguns casos clínicos. A obra que está à venda na livraria Martins, em Lisboa, nas plataformas online e na editora Primeiro Capítulo.