O prémio Nobel da Literatura de 2023 foi atribuído ao escritor norueguês Jon Fosse, anunciou hoje a Academia Sueca.
O primeiro-ministro anunciou hoje que a próxima edição da “Arte em São Bento”, em 2024, será dedicada aos artistas do período da revolução, por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, tendo como curador João Fernandes.
Cerca de uma centena de inscritos participam no Congresso de Arte Contemporânea que decorre no MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira. O tema é Lourdes Castro, artista cuja obra fica agora à guarda do museu.
«Missão Democracia» é o título de uma coleção de livros para crianças, a lançar esta semana pelo parlamento, e que aborda temas como liberdade e cidadania, a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Diversos especialistas vão refletir sobre a arte e sobre a obra de Lourdes Castro, consagrada artista plástica madeirense, falecida a 8 de janeiro de 2022. A obra de Lourdes Castro, a artista das sombras, pode ser apreciada no MUDAS. Estão em exposição 400 obras da artista.
O festival «Enseada» termina hoje e quem passa pelo Funchal por estes dias aproveita para participar nas atividades. Os «jogos do Hélder» misturam jogos clássicos reinventados com originais. A maioria das pessoas que participam nestes jogos dispostos no jardim do Almirante Reis são estrangeiros, mas é possível encontrar alguns portugueses de várias idades. O festival termina hoje às 21h, no auditório do Jardim Municipal do Funchal.
O presidente do governo mostra-se satisfeito com o aumento dos rendimentos no turismo mas quer vê-los refletidos nos salários dos trabalhadores.
Também está marcada para a tarde de hoje a apresentação de um livro de que é coautor o investigador e professor universitário madeirense José Eduardo Franco, como explica Isabel Gouveia, da organização.
Estreia hoje para o público em geral o Filme "Mére", do jovem realizador madeirense João Brás. Estão previstas três sessões, às 16h, 18:30 e outra às 21:00, todas no Fórum Machico. Trata-se de uma longa-metragem que aborda o drama de uma família obrigada a lidar com a doença. As entradas custam seis euros
Ao longo de três dias, o festival «Enseada» vai animar a cidade do Funchal. É a primeira edição do evento, que pretende ser um encontro multidisciplinar de artes.
A música, o cinema, as oficinas, o circo contemporâneo e as performances de rua tomaram conta da cidade do Funchal. Ao longo de três dias, há 50 espetáculos e concertos que decorrem em vários pontos da cidade.
Às oito da noite de hoje, no Porto de Recreio da Calheta, vai decorrer uma sessão do Clube Funchal Agora Speakers, que se dedica ao aperfeiçoamento da comunicação oral. É uma atividade incluída na segunda edição da Feira do Livro, que hoje abriu portas às 10 da manhã. Durante a tarde vão decorrer várias conferências, como explica Isabel Gouveia, da organização. Às sete da tarde vai ser apresentado o livro «Mariana e o gato mágico», de Francisco Lobo Faria.
O historiador Jorge de Alarcão nega, em livro, que uma espada exposta no Museu Militar do Porto, por alegadamente ter pertencido a D. Afonso Henriques, tenha sido algum dia manejada pelo fundador da nacionalidade.
O ator irlandês Michael Gambon, que em anos recentes encarnou a personagem Albus Dumbledore nos filmes «Harry Potter», morreu aos 82 anos, revelou hoje a família.
A segunda edição da feira do livro da calheta abre hoje ao público a partir das duas da tarde, no Porto de Recreio. O teatro Bolo do Caco vai recriar histórias de antigamente, mas o dia de abertura da feira também terá música, o lançamento de um livro e atividades para os mais novos. O evento decorre até ao próximo sábado. «Viagens» é o tema deste ano.
Trezentos artistas vão participar no Primeiro Festival de Artes do Funchal, que começa na próxima sexta-feira e decorre até domingo. Na cidade vão ser montados três palcos, no Jardim Municipal, na Praça Amarela e no Jardim do Almirante Reis, num evento com muita música e animação e que terá 50 espetáculos.
Formações, espetáculos e uma exposição, que decorrem durante o mês de setembro na Região.
Os correios lançaram uma coleção de selos alusiva às espécies endémicas da Madeira. A nova emissão filatélica, composta por quatro selos, já está em circulação.
O Supremo Tribunal Administrativo decidiu não decretar a providência cautelar para impedir a trasladação de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional pedida por seis bisnetos do escritor, mas a cerimónia marcada para quarta-feira está suspensa, foi hoje revelado.