O Dia Internacional dos Museus, que se assinala na próxima sexta-feira, 18 de maio, vai ser repleto de atividades. De acordo com a informação enviada pela Secretaria do Turismo e Cultura, “para além das entradas gratuitas ao longo do dia, visitas guiadas, oficinas criativas e muitas outras atividades destinadas a vários públicos”.
A Secretária, Paula Cabaço, considera ser «ma boa oportunidade para que toda a população, residente e visitante, possa melhor conhecer ou redescobrir os nossos Museus, celebrando a data e contribuindo para a maior valorização e projeção de um património que é único e que deve, por isso mesmo, ser reconhecido por todos». A governante salienta ainda a importância da iniciativa «numa altura em que a Região celebra os 600 Anos do Descobrimento das Ilhas e o Ano Europeu do Património Cultural».
“Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” é a temática seguida na Madeira e que foi proposta pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM).
No Dia Internacional dos Museus, o Museu Quinta das Cruzes vai lançar a página institucional no Facebook, o Museu Etnográfico da Madeira apresenta-se pela primeira vez da rede social Instagram e a Casa-Museu Frederico de Freitas dá uma palestra sobre o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.