O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, tem um intenso cartaz cultural durante o mês de novembro.
Durante este mês de novembro, estão programados três recitais nos hotéis do Grupo Porto Bay (Porto Mare e Cliff Bay), com alunos do Curso Profissional de Instrumentista (CPI), em contexto de Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Decorrerão nos dias 4 e 25, no Hotel Porto Mare, e no dia 18, no Hotel The Cliff Bay, todos com início pelas 17h30. Estes concertos resultam de uma parceria entre o Conservatório e o Grupo Porto Bay, em que os alunos deste curso têm a possibilidade de se apresentar em palco em contexto público (sendo isso uma mais-valia na sua formação profissional). As FCT´s fazem parte do plano de estudos (teórico-prático) dos Cursos Profissionais e são obrigatórias para estes alunos.
Também em contexto de FCT, estão programados outros quatro recitais com alunos do CPI. Estes concertos serão às sextas-feiras, pelas 20h30: nos dias 12, 19 e 26 no Salão Nobre do Conservatório e, no dia 23, no Auditório do Polo do Bom Jesus. Estes são concertos muito frequentados pelos turistas dos hotéis de proximidade, que já procuram a agenda do Conservatório para poder assistir a estes recitais.
O Si Que Brade, sob a direção artística do professor Roberto Moritz, tem agendadas atuações nos dias 10 e 17 de novembro no Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira, a convite de uma entidade de turismo e com acesso condicionado a dois grupos de espetadores estrangeiros, já confirmados.
Nos dias 14 e 15 de novembro, o Teatro Municipal Baltazar Dias será o palco da estreia mundial de ‘O Conto da Ilha Desconhecida’, baseado na obra de José Saramago, com libreto e música original, encomendada ao compositor Sérgio Azevedo, e produção da Câmara Municipal do Funchal. Este concerto está inserido na Feira do Livro e será protagonizado pela Orquestra Académica do Conservatório, sob orientação do professor e maestro Francisco Loreto. Conta, também, com a participação de alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação (teatro) e encenação da professora Diana Pita.
O segundo concerto da série ‘Jam Sessions Jazz’, promovido pelos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório (CPIJ), mantém a essência do ano anterior e pretende ser um espaço onde os músicos exploram, criam e partilham ideias musicais e contactos, tendo um conhecimento de standards de jazz para que se torne fluido o jogo do improviso. Estas jam sessions têm como objetivo primordial dar aos alunos um espaço onde desenvolvam as competências mencionadas, tal como a sua própria linguagem musical de formação em contexto de trabalho. Este segundo concerto irá decorrer no próximo dia 19, pelas 20h00, no Café do Museu. A iniciativa e coordenação deste projeto é dos professores de jazz do Conservatório, com destaque para Alexandre Andrade, Filipe Freitas e Francisco Andrade, e conta com a parceria da Associação Melro Preto.
Para além do Concerto de Encerramento das comemorações do Voto a São Tiago Menor, que decorreu na Sé do Funchal a 5 de novembro, os coros Infantil e Juvenil, sob a orientação da maestrina Zélia Gomes, têm previstos mais dois concertos na Igreja do Colégio e Igreja de São Martinho, a 27 e 28 de novembro, respetivamente. Estes concertos são comemorativos do aniversário dos 34 anos do Coro Infantil e dos 30 anos do Coro Juvenil. Os concertos incluem a solenização de missa.