A Orquestra Clássica da Madeira no Concerto Inaugural da Temporada 2021/2022 presta tributo a três violoncelistas solistas que partiram precocemente das nossas vidas durante a temporada passada, homenageando as suas vidas, o seu talento e a generosidade com que partilharam o palco por várias vezes como solistas com a nossa orquestra.
Artistas com fortes personalidades musicais e carreiras consolidadas estão nas nossas memórias pelo afeto com que se relacionavam com a música e com os músicos, além de todo o reconhecimento alcançado junto do público.
"In Memoriam…"
Paulo Gaio Lima [1961-2021]
Alexander Buzlov[1983-2020]
Tamás Mérei[1973-2020]
Esta celebração da música e da vida, marca o início de uma temporada repleta de felizes propostas musicais com solistas do panorama nacional e internacional.
Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10:00-18:00.
PROGRAMA:
Gioachino Rossini [1792-1868] – Abertura da Ópera William Tell [1829]
Edward Elgar [1857 – 1934] – Concerto para violoncelo em Mi menor, Op.85 [1919]
Piotr Ilitch Tchaikovsky [1840 – 1893] – Swan Lake / O Lago dos Cisnes – IV act
*Maestro Convidado*Martin André*
Martin André frequentou a Yehudi Menuhin School (onde estudou piano) e estudou música na Universidade de Cambridge. Fez a sua estreia profissional dirigindo uma versão de câmara da Aida para a Ópera Nacional de Gales, onde passou várias temporadas como maestro residente. Durante este período trabalhou um vasto reportório, dando particular atenção ao séc. XIX italiano.
Entre 1993 e 1996 foi Diretor Musical da English Touring Opera, dirigindo óperas tanto em Londres como em digressões por todo o Reino Uno na Ópera ido. Em 1996 foi galardoado com o Arts Foundation Conducting Foundation.
Martin André é o único maestro que já dirigiu todas as grandes companhias de ópera britânicas. Desde que deixou o seu cargo na Ópera Nacional de Gales, tem-se apresentado à frente da Royal Opera House, Glyndebourne Touring Opera, Ópera da Escócia, Ópera Nacional Inglesa, Opera North e Ópera da Irlanda do Norte. Em 2000 dirigiu uma produção gravado ao vivo para a BBC de Londres de Le Nozze di Fígaro.
Atualmente divide a sua carreira profissional entre os teatros de ópera e as salas de concerto, dirigindo reputadas orquestras.
A sua carreira internacional inclui compromissos na África do Sul, Albânia, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, República Checa e Suíça.
*Solista Convidado* Alexander Chaushian*
O aclamado violoncelista arménio Alexander Chaushian é Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Câmara Pharos no Chipre, e do Festival de Música de Yerevan na Arménia. Ao longo da sua distinta carreira, Chaushian tem atuado em todo o mundo, colaborando com os mais conceituados maestros, orquestras e artistas aclamados pela crítica, em festivais e nas mais importantes salas de concerto.