O 1º Madeira E-Rali, a pouco mais de uma semana da sua realização, será a primeira prova disputada no arquipélago da Madeira exclusivamente com viaturas elétricas, uma organização do Clube 100 à Hora da Madeira, terá lugar no sábado, 18 de fevereiro, e será precedida na véspera pelas verificações técnicas, a decorrerem na Praça do Município.
A dois dias do prazo limite para as inscrições, 10 de fevereiro, o evento tem suscitado grande recetividade junto de concorrentes defensores da prática de um automobilismo.
A lista de inscritos, a ser revelada na próxima semana, deverá juntar alguns nomes sonantes do automobilismo regional e habituais participantes em provas de regularidade assim como trazer para a modalidade novos praticantes.
Candidato ao Campeonato de Portugal de Novas Energias de 2024, o 1º Madeira E-Rali terá uma extensão de quase 160 km e 10 provas especiais de classificação.
A prova, cujas partida e chegada estão marcados, respetivamente, para as 09:00 e 16:40, junto à Câmara Municipal do Funchal, percorrerá sete concelhos, juntando algumas das paisagens icónicas deste destino turístico ao convívio com as populações no centro das localidades.
Este evento aberto a viaturas elétricas de série e a equipas sem licença desportiva, apenas com carta de condução, disputa-se em estrada aberta ao trânsito, com o respeito pelas médias impostas pela organização, em consonância com o estipulado para cada zona pelo Código da Estrada e outra legislação.